Por que é importante ter um bom espaço de trabalho durante o Home Office?

Quem nunca chegou em casa cansado do trabalho, num dia em que não conseguiu deixar a casa organizada antes de sair, olhou para as louças na pia e para as roupas para lavar e pensou: “É… amanhã eu faço isso, estou cansado.”


Ao passo que quando você chega em casa e vê que está tudo limpo e organizado, não sente uma animação até para fazer um jantar diferente? Isso acontece porque o ambiente interferiu na sua maneira de agir, mudando seu mindset.


Mesmo em tempos de pandemia, essa situação ainda não mudou. Estamos em casa na maior parte do dia, mas isso não significa que nosso tempo aumentou. Ao contrário, diversas responsabilidades surgiram e o tempo parece ter ficado escasso, não concorda? Assim, a necessidade de se ter um espaço para deixar os arquivos do trabalho, guardar o computador e ter reuniões com os chefes e colegas de trabalho, por exemplo, tornou-se prioridade.


Quando se tem um ambiente organizado, arejado, limpo e confortável, nosso cérebro projeta características particulares (preferências, em geral) como o sentimento de pertencimento a um lugar. Já existem estudos demonstrando que um ambiente adequado melhora a saúde dos seres humanos, aumentando os níveis de satisfação e bem-estar, além de melhorar a autoestima. Ter seu próprio espaço significa ter sua própria identidade, levando você a colocar sua personalidade e criar vínculos com o ambiente.


Para montar seu espaço de trabalho, você não precisa de muito esforço. Ter um canto na casa que seja silencioso e livre de distrações é o suficiente. Para aqueles que gostam de decoração, uma foto da família em um momento especial ou uma action figure do seu personagem preferido pode ajudar a “recarregar a bateria”.  Ter uma cadeira ou poltrona confortável também é interessante, pois passamos horas e horas sentados, não é?


Mas não exagere na decoração! Excesso de objetos no seu workspace podem o levar a diversas distrações, além da própria falta de espaço para escrever ou digitar. Dessa forma, o lugar que era para ser organizado, torna-se o ambiente propício para um amontoado de “baguncinhas”. Por fim, não deve faltar lápis e papel, uma garrafa de água para manter-se hidratado e os seus materiais de trabalho, como o computador, por exemplo.


E como dica boa é dica compartilhada, para aqueles que não podem ter uma mesa grande, existem pequenas mesas de cama, adaptadas para colocar o computador, mouse e garrafas de água. Essas mesas portáteis podem ser adaptadas para qualquer lugar e você pode encontrá-las na internet por preços acessíveis.

Gostou da nossa postagem? Como é o seu workspace? Deixe um comentário e continue nos seguindo no blog e redes sociais!