Toda empresa precisa de uma “cara” para que seu cliente a reconheça rapidamente e, que também, transmita credibilidade e profissionalismo a quem está vendo pela primeira vez.
Esta “cara” é a marca da sua empresa, materializada em um logotipo. Há também quem chama de logomarca, ou simplesmente logo. Existem diferenças entre estes termos, mas o foco do nosso texto não é apresentar a teoria, mas sim como sua empresa pode ter um logo que represente bem sua essência.
Em muitos casos a construção de um logotipo de qualidade é negligenciada pelas empresas, pois não se vê a necessidade de tal investimento. Com isso, o resultado é uma marca que não carrega uma identidade e não é capaz de impactar o público da melhor maneira.
A construção de um logotipo não é simples e demanda alguns passos para ser bem-sucedida. Hoje vamos apresentar alguns pontos a se atentar para que você acerte e tenha um logo de qualidade.

Procure um profissional
O primeiro passo é entender o que dissemos logo acima. A construção de um logotipo é uma tarefa complexa. Justamente por isso, não deve ser feita por qualquer pessoa, mas sim por alguém que entenda do assunto.
Existem diversos profissionais de design gráfico, que cobram desde valores muito acessíveis até grandes quantias, que estão capacitados para isso. Logicamente esta diferença de preço pode impactar na qualidade do resultado final.
Para a contratação de um designer, além do preço, você precisa analisar o portfólio. Peça para que ele mostre os trabalhos anteriores na construção de logotipos e veja se o padrão de trabalho dele condiz com o resultado que você espera.
Imagens e tipografia
Um logotipo pode ser composto por imagens, ou ícones, e pela parte de texto. Com relação à primeira, caso opte por integrá-la ao logo, busque algo que remeta rapidamente à sua empresa e ao seu ramo de atuação. Quem vê seu logotipo precisa entender facilmente com o que você trabalha.
Já com relação à parte de texto do seu logotipo, você precisa definir como será a tipografia. Isto é, de forma simplificada, escolher o tipo de fonte, tamanho das letras e espaçamento entre elas. Você pode escolher letra cursiva, caixa alta, fontes com ou sem serifa (aquela “perninha” nas pontas das letras), etc. Um bom profissional poderá te auxiliar a escolher a melhor opção, com base nas características da sua empresa e do seu público.
Cores
A escolha de cores para o seu logotipo é extremamente importante. Por exemplo, se eu apenas mostrar as cores vermelho e amarelo, muita gente se lembrará daquela rede de fast food, certo?
Abaixo segue uma lista de cores e os sentimentos que elas podem despertar nas pessoas. Pense bem no seu negócio e no seu público, e defina o que você quer transmitir.
- Amarelo: Otimismo, clareza, calor;
- Laranja: Amizade, alegria, confiança;
- Vermelho: Excitação, juventude, coragem;
- Roxo: Criatividade, imaginação, sabedoria;
- Azul: Confiança, segurança, força;
- Verde: Sustentabilidade, crescimento, saúde;
- Branco: Equilíbrio, neutralidade, calma;
- Preto: Efetividade, seriedade, simplicidade;
- Dourado: Luxo, glamour, riqueza.
Arquivos
Passado todo o processo de construção, finalmente você tem seu logo pronto, do jeito que você queria. Agora é o momento de receber o resultado final, e para isso você deve tomar alguns cuidados
Você precisará utilizar o seu logotipo em diferentes situações, e estas podem exigir certas características. Para confecção ou impressão, o ideal é que o logo esteja “vetorizado”. E, dependendo da impressão, ele precisa estar em preto e branco, ou em somente uma cor. Vamos explicar melhor como garantir isso.
O ideal é que você receba seu logo em formato de imagem normal, imagem com fundo transparente e em vetor. Todos estes formatos precisam estar em versões coloridas, preto e branco e somente preto (ou somente branco). Além disso, dependendo do formato, você pode solicitar uma versão com outra distribuição dos elementos (por exemplo, distribuição horizontal e vertical).
Tudo isso facilita o trabalho com o logo, seja seu, de uma gráfica, confecção, entre outros. Mas lembre-se de combinar tudo isso antes que seu designer inicie os trabalhos, pois poderá ocorrer mudanças no orçamento.
Abaixo segue uma lista de formatos de arquivos desejáveis:
- Imagem normal: .jpg ou .jpeg;
- Imagem com fundo transparente: .png;
- Imagem vetorizada: .pdf.
Identidade visual
Por fim, precisamos entender que o logotipo é apenas a ponta de um trabalho bem mais complexo, que envolve a identidade visual do seu negócio. E isto não pode ser ignorado pela sua empresa.
Como o próprio nome diz, é a identidade visual que harmonizará seu logotipo em todo o material visual da empresa e será responsável por tornar sua marca fácil de se identificar e se destacar perante a concorrência.
Assim como no logotipo, a identidade visual envolve a escolha de cores e tipografia, além de regras para a utilização do logotipo em diferentes situações. É interessante que o próprio designer que criou seu logo trabalhe nesta identidade, criando, inclusive, o manual de identidade visual da sua marca.
