Saiba a Importância do Fluxo de Caixa e suas Aplicações

Fluxo de Caixa

Como estão as finanças da sua empresa? Você sabe com certeza o quanto tem gastado e recebido? Você sabe quando é a hora de investir em novos equipamentos, ou então em uma reforma? Para você passar a responder sim em todas essas questões, você precisa entender a importância do fluxo de caixa e aplica-lo em seu negócio. É sobre isso que vamos falar no texto de hoje!

O que é?

Fluxo de Caixa é uma das ferramentas mais básicas e amplamente difundidas na área da administração. Ela traz uma visão geral da empresa sobre todo o valor financeiro que está entrando no caixa, bem como o que está saindo. Pela diferença dos dois, o administrador consegue ver o saldo no período desejado. No fluxo de caixa você também pode inserir o que está planejado para entradas e saídas. Todo este cálculo é baseado nas movimentações financeiras em todas as contas da empresa, além do dinheiro que fica no caixa.

Qual a sua importância?

O empresário, independente do porte do seu negócio, que preza por ter um fluxo de caixa bem organizado e com dados corretos, reduz consideravelmente o risco de chegar em um momento em que não há dinheiro suficiente para cumprir seus compromissos, o que leva à busca por fornecimento de crédito, consequentemente mais dívidas e por aí vai.

Usando corretamente o fluxo de caixa, você pode planejar as ações que serão tomadas a curto, médio e longo prazo. Isso acontece porque se você se atenta à todas as contas de sua empresa, ao longo do tempo é possível ter um padrão de comportamento do seu caixa, seja por sazonalidade, características da equipe que trabalha com você, etc. Vamos supor que você é proprietário de uma oficina mecânica. Se você insere todos os dados de contas corretamente em seu sistema de gestão e gera o relatório de fluxo de caixa, vai perceber que nos meses de novembro, dezembro e junho o faturamento da oficina cresce consideravelmente. Então você se dá conta que este padrão ocorre porque este é o período em que as pessoas estão saindo de férias e/ou programando viagens, ou seja, necessitam de revisão e ajustes em seus carros para terem uma viagem tranquila. Assim, ao se dar conta disso e prevendo o aumento no faturamento, você pode reforçar seu estoque de peças e reduzir os riscos de não conseguir atender sua demanda. Obviamente previsões podem falhar, mas a chance de acerto quando se planeja bem é muito alta.

Oficina Integrada

Como gerenciar?

A boa gestão do fluxo de caixa se dá pela atenção aos detalhes. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esta é uma tarefa muito simples, mas que demanda da pessoa responsável pela parte financeira a rotina de sempre analisar as contas minuciosamente. Além disso é muito importante realizar corretamente o fechamento do caixa e sempre com a mesma periodicidade. Como dissemos no post “A Importância do Fechamento Correto do Caixa”, não realizar esta atividade com frequência pode fazer com que certas contas se percam no meio do caminho e, ao analisar o fluxo de caixa, alguns erros aparecerão e serão mais difíceis de se solucionar.

Para auxiliar na gestão e na análise do fluxo de caixa da sua empresa, seja ela uma oficina mecânica ou de outro segmento, existem diversos sistemas de gestão com a funcionalidade do fluxo de caixa. Os softwares Oficina Integrada e Nuvem Gestor oferecem aos usuários, além da gestão de contas de forma prática e intuitiva, o relatório com o fluxo de caixa previsto e realizado, em diferentes períodos de tempo que você pode escolher. Estas e outras funções estão disponíveis no sistema, que é 100% online, possibilitando seu acesso em qualquer lugar, seja por computador, tablet ou smartphone. Ficou interessado e quer melhorar a gestão do seu fluxo de caixa? Clique aqui e conheça nossos sistemas. Se preferir, acesse: https://mundomidia.com/default.asp#softwaresgestaoempresas

E não se esqueça de compartilhar conosco, pelos comentários, suas experiências, dúvidas e sugestões!

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online