Qual a diferença entre NFCe e NFe?

A nota fiscal é a certidão de nascimento de sua compra. É ela quem indica o que, quando e onde comprou, além de mostrar quanto pagou. Também, assegura sua garantia e o seu direito de reclamação nos Órgãos de Defesa ao Consumidor. A emissão da Nota Fiscal é responsabilidade de ambas as partes, consumidor e fornecedor.

Sabendo agora de sua importância, e lembrando que existe alguns tipos diferentes de Notas Fiscais, faremos a seguinte pergunta: Qual a diferença entre NFCe e NFe?

NFCe
NFe

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

NFCe

A Nota Fiscal ao Consumidor eletrônica foi criada graças ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) para substituir o cupom fiscal, cuja emissão é feita pela impressora fiscal. Ela nada mais é do que um documento eletrônico que deve ser emitido ao consumidor final. Com a NFCe, o uso do cupom fiscal foi eliminado, e com isso, a NFCe pode ser emitida por impressoras comuns ao invés de equipamentos certificados.

Além de não necessitar a fiscalização das máquinas pelo Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), a NFCe possui outros benefícios. Dentre tantas vantagens, vale enfatizar algumas: Agilidade de atendimento para comércios; Menor burocracia para manter seu negócio legalizado; Poder emitir a NFCe em qualquer momento; Capacidade de imprimir a Nota Fiscal, caso seja necessário, em qualquer impressora.

NFe

A Nota Fiscal eletrônica, armazena a circulação de mercadorias para tributação de maneira eletrônica. Ela veio para substituir a Nota Fiscal de papel, graças também ao SPED. Sua validação jurídica é feita a partir da assinatura digital de quem imprime e o recebimento da nota física para o cliente.

Um de seus maiores benefícios é a economia de tempo para quem precisa emitir este tipo de documento. Entretanto, existem alguns outros benefícios que vale ressaltar: Aumento de transparência dos processos fiscais; Aumento da confiabilidade da nota fiscal; Diminuição do transporte de documentos; Diminuição da quantidade de papel utilizados, reduzindo gastos na impressão e preservando o meio ambiente.