Preço ou Valor: o que você vende ao seu cliente?

Preço ou Valor: o que você vende ao seu cliente?

Você pode estar olhando para o título deste post e não entender muito bem. Preço e valor não são a mesma coisa? Apesar dos dois levarem ao mesmo fim, que é o recebimento de uma quantia financeira, eles são completamente diferentes. Hoje vamos explicar quais são as diferenças e o que você deve ofertar.

Tudo começa com uma questão: seu produto ou serviço é caro? Esta simples pergunta nos faz pensar em alguns casos em que empresas diferentes ofertam praticamente a mesma coisa, mas com preços completamente diferentes. Por que você acha que pessoas pagam muito mais por certas marcas de roupa do que por outras? Porque elas viram nestas marcas muito mais que o preço da etiqueta, mas sim o valor agregado, seja ele o status de usá-la, o atendimento recebido na loja, o processo de pós-venda praticado, entre vários outros motivos.

Este é o conceito que você precisa aplicar em seu negócio para fidelizar seus clientes e não deixar que ele te compare com seus concorrentes somente pelo valor cobrado. Existem diversas ações que você pode tomar para isto e a maioria delas são simples. Vamos falar sobre algumas.

Pontualidade

Na correria do dia a dia, ninguém está disposto a esperar além do tempo combinado, seja para receber um produto, para a prestação de um serviço ou simplesmente para ser atendido. Quando alguém procura sua empresa é muito provável que este horário foi encaixado no meio de uma agenda lotada. Então, um atraso da sua parte pode acarretar uma série de insatisfações ao logo do dia do cliente, deixando uma imagem negativa do seu negócio.

Para não ter problemas com situações assim, você pode usar diversas ferramentas, sejam elas para organizar sua rotina, como alguns aplicativos, sejam para guiar o andamento do serviço prestado, como Ordens de Serviço. Esta última ainda pode ser disponibilizada ao seu cliente para demonstrar transparência nos seus processos e dar a ele a tranquilidade de saber como está o serviço que ele contratou.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Feedback

Você pode ter a certeza que entregou o seu melhor ao cliente e o mesmo ficou satisfeito com sua empresa, mas esse “achismo” é muito perigoso, pois pode fazer com que você não enxergue os problemas do seu negócio e, quando você menos esperar, seu cliente te trocará pelo concorrente.

Para isso, o uso de Pesquisas de Satisfação é muito útil. Com ela o cliente pode avaliar sua empresa e o serviço prestado, além de poder apresentar críticas e sugestões. Além de contribuir para a melhoria contínua, este contato com o cliente passa a ideia de que você o valoriza e quer se esforçar ao máximo para atender suas necessidades. Clientes que se sentem valorizados tendem a pagar mais por um produto ou serviço.

Atendimento humanizado

Se você quer que seu cliente tenha uma experiência diferenciada com sua empresa e passe a enxergar maior valor no que você oferece, é fundamental que ele se sinta o mais à vontade possível e entenda que ele não é apenas mais um cliente, mas sim um parceiro muito importante do seu negócio.

Por isso conheça bem seus clientes, mantenha registrados todos os seus dados necessários, seja cordial nos contatos, sempre que possível o trate pelo nome, etc. Esta última dica pode não parecer importante, mas ao ser tratado pelo nome o cliente já passa a ter mais confiança em você e sua empresa.

Seja presente e atualizado

Uma das coisas mais negativas para a imagem da sua empresa e que podem fazer com que seu possível cliente não a valorize como devia é o difícil acesso às informações básicas do seu negócio. Imagine, por exemplo, uma imobiliária sem um site. A maioria das pessoas desistiria de negociar simplesmente pelo fato de não poder analisar previamente as opções de imóveis disponíveis.

E não adianta estar presente e ser de fácil acesso se seu negócio apresenta informações desatualizadas. A frustração de alguém que busca algo, encontra o que procurava, mas depois descobre que aquela informação está defasada é muito grande e perigosa para sua empresa.

Conheça seu cliente

Por fim, nossa última dica é uma tarefa para você e sua empresa: conheça bem quem são os seus clientes. Tente extrair deles o máximo de informação sobre o que eles valorizam em negócios como o seu, o que é realmente importante para ele no momento da tomada de decisão. Existem vários outros pontos além dos que citamos que podem ser relevantes e somente seu cliente é capaz de lista-los.

E se você precisa de um sistema de gestão para organizar seus dados, automatizar processos e facilitar o contato com seus clientes, conheça as soluções que a Mundomidia oferece. Os softwares Imóvel Integrado, Oficina Integrada e Nuvem Gestor são as melhores opções quando se trata em gestão empresarial. Funciona online, em nuvem, e podem ser acessados de onde for preciso. Clique aqui e conheça melhor sobre cada um deles.

 

Imóvel Integrado