O que é e como calcular o Retorno Sobre Investimento (ROI)

O que é e como calcular o Retorno Sobre Investimento (ROI)

O momento de investir em uma melhoria para seu negócio é sempre delicado. Normalmente isto requer um aporte financeiro relativamente alto e o resultado deste investimento obrigatoriamente precisa ser positivo. Para saber o impacto deste investimento na empresa utiliza-se o cálculo do ROI, sigla que em português significa Retorno Sobre Investimento. Hoje vamos ver mais sobre este conceito.

O que é

O próprio significado da sigla ROI já nos diz muita coisa. O indicador gerado nos mostra o que retornou para o caixa da empresa em relação ao investimento realizado. O cálculo é bem simples: Aumento de Receita – Investimento / Investimento, e para termos o resultado em porcentagem, multiplicamos o valor encontrado por 100.

Pelo cálculo já vemos que a primeira análise a ser feita é se o resultado encontrado foi negativo ou positivo, ou seja, se realmente o investimento realizado trouxe mais faturamento ao negócio ou se está gerando prejuízo.

Como Montar e Administrar uma ImobiliáriaComo utilizar

Podemos dizer que o ROI é um indicador de passado, ou seja, seu resultado indica um desempenho de algo que já aconteceu, no caso o próprio investimento. Por isso é aconselhável realizar o cálculo periodicamente, para cada ação tomada, pois assim é possível gerar um histórico de resultados e analisar a tendência de cada tipo de ação com relação ao que ela retorna financeiramente.

Por exemplo, se os investimentos em mídia impressa (jornal, revista, etc.) normalmente geram um ROI negativo, os de outdoor resultam em um valor próximo a 0 e o investimento em marketing digital resulta em ROI positivo, você pode tirar as seguintes conclusões: deixar de lado ou pausar os investimentos em mídia impressa, pois está dando prejuízo, rever a estratégia com a divulgação em outdoors, pois não está gerando prejuízo, mas também não gera lucro, e manter ou aumentar os investimentos em marketing digital, pois é ali que você tem o melhor resultado.

Desempenho da equipe

Quando falamos em investimento vem em nossa mente um aporte financeiro mais direto, ou seja, pagar uma campanha, trocar um equipamento, etc. Mas este investimento também pode ser mais subjetivo, como, por exemplo, em capacitação para a equipe ou melhorias nas condições de trabalho.

Desta forma, o ROI pode ser um dos indicadores de desempenho da sua equipe. Em uma situação hipotética, se considerarmos que o investimento é distribuído de forma igual entre todos os colaboradores, ou equipe, onde for alcançado um melhor retorno sobre o investimento podemos dizer que houve melhor aproveitamento e, por consequência, melhor desempenho.

Tomada de decisão

Seja qual for o momento em que você utilizará o ROI como um indicador para análise de desempenho, você deve estar seguro de todas os dados utilizados. Principalmente quando tratamos de investimento financeiro, um erro que passa despercebido pode gerar um prejuízo incalculável no futuro. Por isso contar com softwares de gestão como o Oficina Integrada, Imóvel Integrado ou o Nuvem Gestor é essencial para realizar estes cálculos.

 

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online