Como usar a Gamificação na sua Lavanderia

Cerca de 50% dos jovens declaram ver a vida real como um videogame. Que tal transformar sua jornada de compra em um jogo e conquistar esse público?

A gamificação é o uso da mecânica de jogos para encorajar a participação, gerar união e comprometimento entre sua empresa e um usuário em potencial, que podem ser seus clientes, fornecedores e até funcionários.

Você pode aplicar essa ferramenta em várias áreas do seu estabelecimento. Com um funcionário, você pode melhorar a produtividade e compromisso. Com o seu cliente, pode aumentar a fidelidade e engajamento em relação ao produto, além de encorajá-lo a adotar um novo estilo de vida.

Há várias formas de aplicar a gamificação. Por meio do sistema de pontuação, o usuário acumula pontos para ser usado em seu benefício. Por exemplo, a cada lavagem de roupas, o cliente ganha 1 ponto. Quando ele junta 10 pontos, ganha uma lavagem de tapetes, carpetes ou estofados gratuitamente.

Já pelo método de premiação, como reconhecimento do comprometimento e fidelidade do consumidor, algumas recompensas são distribuídas. Você pode oferecer prêmios físicos, como sortear uma cesta de café da manhã ou oferecer descontos e promoções.

Uma tática para funcionários que funciona muito bem por meio da gamificação é o quadro de liderança. Cada atividade a ser desempenhada pelo colaborador possui uma pontuação de acordo com seu grau de dificuldade. Em um painel, há a soma total de pontos de cada funcionário. Todos os jogadores têm acesso ao painel, estimulando a competição, pró-atividade e cooperação.

O funcionário que conseguir o maior número de pontos recebe algum bônus. Não precisa ser financeiro, mas algo como uma folga, ou um jantar, uma caixa de bombom, qualquer incentivo que despertará desejo no seus colaboradores.

Os sistemas de gerenciamento on-line são excelentes ferramentas para auxiliar na gamificação. Esses softwares geram relatórios como quantidade de venda de cada funcionário, além de observar quais produtos são mais vendidos, em quais dias da semana. Ou seja, esses sistemas fornecem dados que vão contribuir para você criar um jogo interessante e engajado para seu cliente e colaborador.

 

software-lavanderia