5 dicas imperdíveis sobre fluxo de caixa para sua Joalheria

Fluxo de caixa e o sucesso da sua empresa estão interligados. Aprenda a melhorar a saúde do seu negócio.

Gerenciar um negócio não é fácil, principalmente um setor que lida com produtos de alto valor agregado, como joalherias. Nesses casos, o controle do fluxo de caixa é a fórmula certeira para administrar bem o seu negócio.

De olho no estoque
Fique atento em como você controla o seu estoque. Afinal, ele é um capital que não rende juros, nem renda, ou seja, é um capital imobilizado. Portanto,  se você gastar muito, pode ser que abra mão de investir em outras áreas também importantes.
Tenha em mente qual o valor do seu estoque, qual o limite tanto mínimo quanto máximo de produtos. Gerencie com muita atenção para não perder vendas.

De olho nos prazos
Essa dica pode parecer boba, mas é a principal causa de endividamento nas empresas. Compare os preços à vista e a prazo antes de realizar uma compra. Sempre que puder opte pelo pagamento à vista ou em prazos mais curtos. Isso encurtará o ciclo de vida das suas dívidas fazendo o seu caixa girar mais rápido.

De olho no capital de giro
Você avalia se obteve o retorno desejado com a venda de seus produtos? É importante ter um controle sobre suas vendas e qual a sua margem de lucro. Além de avaliar e revisar quando será necessário realizar um reajuste nos seus preços.

De olho nos padrões de crédito para seus clientes
Existem dois métodos eficazes para lidar com padrões de crédito junto aos seus clientes. Se as condições forem baixas, muitos clientes estarão qualificados para comprar de você e certamente as vendas subirão.
Porém, se forem altas, o número de pessoas com crédito qualificado para comprar seus produtos diminuirá, e logo, as vendas também.
Por isso, é necessário ponderar o que é mais viável para sua loja e planejar todos os passos com muita cautela.

De olho no gerenciamento do fluxo
Se atentar a essas questões administrativas da empresa são essenciais para a saúde do seu negócio. Por isso, é sempre bom contratar um sistema de gerenciamento on-line, pois ele ajuda a otimizar seu tempo gasto administrando processos como fluxo de caixa, controle de estoque, cadastro de fornecedores, contas a pagar e receber.

 

 

 

software-de-presentes