Você é um bom mecânico?

Conheça o perfil deste profissional e veja o quanto se identifica.

Quem pensa que o mecânico precisa apenas de conhecimentos técnicos para desenvolver suas habilidades, se engana. Hoje em dia, esse profissional precisa de outras capacidades também, para impulsionar a sua carreira.

As competência de um mecânico varia conforme a região, a capacidade da oficina e o nível de estudo. O ensino médio é imprescindível e se for capacitado em um curso técnico, melhor ainda. É possível se qualificar também por meio de cursos à distância na internet.

Além dessas questões de formação, algumas competências emocionais e sociais são fundamentais. Como trabalho em equipe, pois são várias pessoas no mesmo local exercendo as mesmas funções ou parecidas. É preciso muita comunicação, parceria e empatia para lidar com os conflitos que podem surgir.

Como todo emprego, ser proativo é um dos requisitos. Cumprir as ordens de serviços, agilidade em realizar as tarefas, estar sempre uniformizado, manter o ambiente organizado e limpo. Além de claro, ter muita atenção à detalhes, alta concentração e precisão ao realizar as tarefas, afinal, qualquer erro pode colocar a vida do cliente em risco. Falando em cliente, a comunicação entre estes dois deve ser bastante clara, não pode haver dúvidas entre o consumidor e o prestador de serviço.

Todo mecânico, ao receber um veículo deve inspecioná-lo, procurando os possíveis reparos. Caso seja preciso desmontar alguma peça, deve limpá-las e prepará-las para reparação. O conhecimento de montar e desmontar é muito necessário, principalmente fazendo uso de desenhos para guiar o processo.

Após a manutenção, deve-se testar o automóvel, dirigí-lo e garantir que está em perfeito estado para retornar ao cliente.

Um bom mecânico também sempre se atualiza de acordo com as tendências do mercado. Também sempre busca novidades que vão ajudá-lo a melhorar a gestão de sua oficina.  Recomendamos os sistemas de gerenciamento on-line. Por meio desses softwares, é possível controlar o fluxo de caixa, entrada e saída de dinheiro e recursos. Além de administrar o estoque, o cadastro de fornecedores, clientes e pedidos. Alguns possuem a opção de emitir orçamentos e torná-los ordens de serviço, com a vantagem do cliente conseguir acompanhar em tempo real e, ainda, aprovar ou não o orçamento de onde ele estiver.

oficina-integrada