O que sua Oficina Mecânica deve fazer para atrair mais clientes

5 perguntas para você criar um ímã e atrair clientes para sua oficina

Atualmente, existe um automóvel para cada 4 habitantes. Quantos habitantes moram na sua cidade? Divida esse número por 4. Essa é a média de carros no seu município. Essa é a média de clientes em potencial que você possui. O mercado automotivo é extremamente promissor e você precisa aprender a explorá-lo. Confira 5 dicas para atrair mais clientes para o seu negócio.

Quem são seus clientes?
Você sabe qual o perfil dos seus clientes? Eles preferem pagar à vista ou à prazo? Procuram para fazer revisões ou apenas quando há algum problema no carro?  Você só vai conseguir entregar um serviço de real valor para o seu cliente quando conhecê-los.
Se você deseja atrair mais clientes, precisa tratar igualmente todos os perfis. Segundo o DENATRAM (Departamento Nacional de Trânsito), cerca de um terço dos motoristas do país são mulheres. Infelizmente, ainda há muito preconceito social nessa relação mulher e carro. Não tome esse tipo de atitude e ofereça vantagens para esse tipo de perfil, como por exemplo, buscar e levar o carro até o cliente.

Como é o seu atendimento ao cliente?
Cumprir prazos, ser educado, paciente e cuidadoso deveriam ser requisitos de todos prestadores de serviço. Uma pena essa não ser a realidade, porém, não nivele por baixo. Um atendimento de qualidade é o mínimo que sua empresa precisa oferecer. Nem sempre o cliente tem razão, mas você precisa ouvi-lo e juntos chegarem a um consenso bom para ambos.
Capacite seus funcionários, analise e formalize o seu atendimento. As pessoas sempre se lembram quando são bem tratadas em um estabelecimento. Isso é muito importante porque elas podem voltar a sua oficina e também podem indicar para conhecidos.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas

Sua oficina é convidativa?
Não associe a imagem da sua oficina a um ambiente imundo, bagunçado, escuro e cheio de entulho. As pessoas se sentem mais seguras em ambientes limpos.
Manter sua oficina limpa é mais simples do que você pensa. Organize um local para cada tipo de tarefa, assim as ferramentas não ficarão espalhadas. Crie pausas de 10 minutos para um breve descanso e organização do local.
Tenha um espaço para que o cliente e seus acompanhantes possam esperar a finalização do serviço. Esse lugar precisa estar sempre limpo. Além disso, disponibilize uma rede de Wi-fi ou TV nesse local. Assim, a demora pelo serviço pode não ser tão dolorosa para o cliente.

Sua oficina possui um site?
Todos estão conectados em seus smartphones. Se seu cliente está na internet, você precisa estar também. No texto “Porquê sua oficina mecânica precisa de um site” explicamos que você precisa de um site para as pessoas te encontrarem, para mostrar seu diferencial e para manter o seu cliente mais perto de você. Mostramos passo a passo que ações tomar, além de dicas de ferramentas que podem te ajudar.

Você oferece vantagens ao seu cliente?
Poucas técnicas inovadoras são tão impactantes quanto a boa e velha promoção. As ofertas servem para conquistar novos clientes e fidelizar antigos.
São muitas as vantagens que você pode oferecer: plano fidelidade, descontos progressivos, preços especiais, contrate um serviço e ganhe outro. Explore as inúmeras opções que você pode gerar para o seu cliente se satisfazer com sua empresa.

oficina-integrada