Como contratar um bom mecânico para sua oficina

Como contratar um bom mecânico para sua oficina

Encontrar uma mão-de-obra qualificada para sua oficina mecânica não é das tarefas mais fáceis, certo? Por se tratar de um trabalho bem específico, isto requer do profissional certas habilidades e conhecimentos que não podem ser descartados no momento da seleção. Por isso, hoje vamos apresentar alguns pontos para que você consiga sempre os melhores membros para sua equipe.

Experiência e referências

Sem dúvidas ter em sua equipe um profissional que já tem experiência na área de trabalho facilita nas tarefas do dia a dia. Um mecânico que já passou por outra(s) oficina(s) carrega na bagagem os aprendizados em várias situações diferentes que contribuirão caso o mesmo ocorra em sua oficina mecânica.

Porém, o simples fato do mecânico já ter passado por outros estabelecimentos não é o suficiente. Em casos assim, você precisa verificar as referências dos antigos empregadores, tentar saber como foi o trabalho desempenhado por ele e, inclusive, o motivo para que ele esteja trocando de emprego. Neste caso, deve-se tomar muito cuidado para não criar um pré-conceito com relação à pessoa. Isto não deve ser fator determinante na contratação, mas sim, mais um ponto a ser observado.

Conhecimento técnico e período de experiência

Obviamente você precisa contratar um profissional que tenha o mínimo de conhecimento técnico na área de reparo de automóveis. As áreas de conhecimento exigidas variam de acordo com o tamanho da sua oficina mecânica. Se a mesma for de pequeno porte, com poucos funcionários, ele precisará dominar diversas áreas distintas, pois lidará a cada momento com um problema diferente. Já quando se trata de uma oficina de maior porte, com mais funcionários e setores bem definidos, você deve buscar por alguém com foco na atividade necessária, como elétrica, balanceamento, mecânica de motores, etc.

Tal experiência precisa ser comprovada de alguma forma, já que você não pode simplesmente acreditar no que diz o currículo. Para isso, é interessante propor ao candidato à vaga um período de experiência dentro da oficina. Assim, você terá tempo suficiente para observar seu trabalho junto aos seus mecânicos e se as habilidades que ele disse ter realmente são mostradas na prática.

Além do conhecimento técnico

Mais do que ter domínio na área de oficinas mecânicas, o profissional deve ter outros diferenciais para que contribua ao máximo na sua empresa. Ele deve apresentar características como proatividade, senso de urgência, facilidade de comunicação, entre outras, para que encaixe bem na sua equipe. Além, é claro, dos valores que você considera importante em um funcionário da sua oficina.

Não existe mecânico perfeito

Você pode ter certeza que não encontrará o profissional com todas as aptidões necessárias ao trabalho e com pleno conhecimento de todas as áreas de atuação da sua oficina mecânica. Por isso você precisa entender que pode ser mais vantajoso contratar alguém com disposição para o trabalho e aprendizado e, após a sua entrada na equipe, fornecer a ele os treinamentos necessários para aperfeiçoar seus conhecimentos.

Cursos como o de Eletricidade Automotiva, oferecido pela Universidade Nuvem, são excelentes para o aperfeiçoamento profissional da sua equipe. Você consegue mostrar de forma prática como diagnosticar e reparar defeitos em automóveis, com aulas ministradas por profissionais. Investir na capacitação profissional da sua equipe é uma excelente forma de se diferenciar no mercado.

 

Curso Eletricidade Automotiva