Como a sua Oficina Mecânica trata a Prevenção de Acidentes?

O ambiente de trabalho de uma oficina mecânica é um dos que oferece mais riscos de acidentes aos trabalhadores. São diversos pontos onde a falta de cuidado, de conhecimento ou a desatenção pode levar a incidentes desde os mais leves até os mais graves, e não podemos descartar inclusive riscos de morte.

Boa parte deste problema se encontra no fato de que o proprietário da oficina, e também os próprios funcionários, acabam se prendendo às atividades do dia-a-dia, buscando maior produtividade e menos custos, e acabam deixando de lado a atenção para alguns detalhes que quando fazem parte da rotina podem prevenir muitos acidentes. No texto de hoje vamos apresentar algumas dicas para minimizar estes riscos de forma que interfira muito pouco na rotina, mas pelo contrário, que otimize o trabalho de todos na oficina mecânica.

Utilização de EPI

O uso dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) muitas vezes é negligenciado, e isto não é exclusividade das oficinas mecânicas. Acontece em todo ramo de indústria que necessitam do uso. Isto acontece porque altera o hábito da pessoa de chegar no local de trabalho e “colocar a mão na massa”, além de se ter a ideia de que os EPI’s interferem no trabalho por gerarem incômodo físico (como os capacetes, luvas, etc.) ainda é muito difundida e gera este preconceito.

Porém implementar a utilização dos EPI’s na sua oficina nada mais é do que questão de tornar isto um hábito. Crie campanhas para incentivar o uso, desde a chegada do funcionário, faça com que os colaboradores que se adequarem com mais facilidade a esta ideia sejam promotores, difundindo este conceito perante os demais (inclusive chamando a atenção de quem está fora das normas). Mas tenha em mente que você, proprietário ou administrador, é o principal exemplo, então também deve seguir as mesmas regras e não abrir mão dos EPI’s sempre que os mesmos forem necessários, mesmo que por um curto período de tempo.

Como exemplos de EPI’s podemos citar os mais comuns para proteção física, como capacete, luvas dos mais diferentes tipos, bota, etc. Também há aqueles que não são tão lembrados, como os abafadores de ruído, protetores auriculares e respiradores. Os dois primeiros protegem o trabalhador dos sons mais altos dentro da oficina, aos quais se foram expostos por longo tempo podem danificar sua audição, além de problemas psicológicos pelo estresse gerado. Já o terceiro deve ser utilizado sempre que o mecânico tem contato com produtos químicos, cuja inalação pode causar problemas respiratórios.

Organização da oficina

A correria do trabalho em uma oficina mecânica muitas vezes tira a atenção de quem está trabalhando da manutenção de uma boa organização, em detrimento da maior velocidade na execução de determinada tarefa. Na verdade, isto é uma ilusão muito comum, que a longo prazo na verdade leva a atrasos. Mas, além dos atrasos, equipamentos e produtos fora do local adequado podem levar a acidentes, seja por um simples tropeço em uma peça no chão, seja por um material inflamável em local inadequado que tem grande potencial a gerar um incêndio.

Por isso, tenha em sua oficina mecânica espaços reservados para cada tipo de equipamento, dispostos de forma a facilitar sua retirada e devolução pelo mecânico que utilizará. Esta atitude minimizará riscos de acidente, aumentará a produtividade do mecânico, que não perderá tempo procurando peças ou ferramentas, e ainda facilitará o controle de estoque no momento de realizar o inventário.

Reforce com sua equipe que a organização do local de trabalho é uma tarefa constante e que deve ser realizada não somente durante a execução de tarefas, como também ao final do expediente. Isto garantirá que no dia seguinte, ao se iniciar os trabalhos, tudo estará em seu devido local.

Com relação aos produtos inflamáveis (óleos, tintas, entre outros) o armazenamento deve ser feito de modo a garantir a integridade das embalagens, não permitindo vazamentos, e evitar o contato direto com luz e calor. Lembre-se que materiais inflamáveis em uma oficina mecânica não podem ser armazenados em recipientes de volume maior que 50 litros.

Áreas de circulação de veículos

Sua oficina deve contar com um espaço reservado para a manobra e circulação dos veículos a serem reparados. Se este não está adequado à sua demanda, passe a cogitar uma reforma, pois a falta de espaço pode levar a acidentes como batidas ou atropelamentos.

Mas se esta área está de acordo com o que sua oficina mecânica precisa, você deve ficar atento à sinalização necessária. Tal área deve ser delimitada de forma clara, não só para seus mecânicos, mas para qualquer pessoa, uma vez que há a possibilidade do próprio dono do veículo deixa-lo no local do conserto.

Tenha uma equipe qualificada

Todas as suas ações para a prevenção de acidentes serão potencializadas se você contar com uma equipe que, além de entender a importância dos pontos levantados acima, saiba lidar com os diversos problemas que podem aparecer nos veículos, utilizando os equipamentos corretos e acertando nos diagnósticos. Isso evita um outro vilão quando se trata da prevenção de acidentes, chamado “gambiarra”.

Ter profissionais capacitados a diagnosticar e reparar defeitos elétricos de forma prática, minimizando falhas, é o que se propõe o curso Eletricidade Automotiva da Universidade Nuvem. Ele é ideal para que você ofereça à sua equipe, uma vez que é realizado de forma totalmente online, com vídeo-aulas e apostilas ilustradas. As aulas podem ser assistidas a qualquer hora e em qualquer local, ou seja, sem interferir nas atividades da oficina. Se você ficou interessado e quer ter uma equipe profissional ao seu lado, clique aqui ou acesse: https://universidadenuvem.com.br/course/eletricidade-automotiva-como-diagnosticar-defeitos-eletricos/

Agora, invista na segurança da sua oficina e de seus colaboradores, colocando estas dicas em prática. Fique à vontade para compartilhar suas experiências nos comentários.

Curso Eletricidade Automotiva | Universidade Nuvem