Quais as vantagens do Certificado Digital A1 em relação ao A3

Quais as vantagens do Certificado Digital A1 em relação ao A3

Podemos dizer que os certificados digitais são como identidades eletrônicas para empresas e empreendedores. Com eles é possível se identificar perante a Receita Federal.

Existem certificados digitais para a emissão do e-CNPJ, que dá acesso a uma série de informações relacionadas à empresa, e do e-NFe, para a emissão de notas fiscais. Empresas inscritas no lucro presumido, ou no lucro real, são obrigadas a terem um certificado digital. Já quem faz parte do Simples Nacional só tem esta obrigação caso tenha mais de cinco funcionários.

Entre estes certificados, há ainda mais uma divisão. Existem os certificados digitais A1 e A3, cada um com suas características. Hoje vamos conhecer mais sobre cada um deles, e quais as diferenças.

Certificado A3

O certificado A3 é armazenado nos chamados “hardwares”, que podem ser tokens, pendrives ou cartões.

Apesar de poder ser levado para qualquer lugar, só é possível emitir notas fiscais quando este hardware estiver conectado ao seu computador. Ou seja, se você precisar emitir notas em mais de uma máquina ao mesmo tempo, será necessário adquirir outros certificados.

Além disso, por necessitar estar conectado fisicamente à máquina, com ele não é possível emitir notas fiscais por meio de smartphones ou tablets. Sempre que o certificado for inserido no computador é necessário digitar sua senha.

Certificado A1

Já o certificado A1 é um documento eletrônico, que pode ser instalado em vários dispositivos, necessitando inserir a senha de acesso apenas no primeiro acesso.

Por estar instalado diretamente no equipamento, é mais difícil de ser roubado ou perdido. O fato do certificado ser um arquivo permite que ele seja instalado em outros dispositivos que não computadores, e você pode emitir notas fiscais em smartphones e tablets.

Ele pode ser utilizado em várias máquinas ao mesmo tempo, desde que seja instalado em todas.

Conclusão

Podemos perceber que o Certificado Digital A1 traz mais vantagens às empresas que precisam emitir notas fiscais, uma vez que torna o serviço mais dinâmico, podendo ser acessado em qualquer lugar.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas