Como ser um líder que inspira

Cada vez mais a presença de um líder inspirador nas empresas se faz fundamental para a obtenção de mais e melhores resultados. São vários os exemplos de líderes que, com sua postura, conseguiram motivar suas equipes a alcançar objetivos que antes não se imaginava.

A presença de um líder inspirador acaba impactando no trabalho de toda a equipe. Isto se baseia na máxima de se liderar pelo exemplo. Os colaboradores espelham seu comportamento no de quem está nas posições superiores hierarquicamente.

Ser um líder que inspira sua equipe de trabalho não é uma tarefa simples, e requer autoconhecimento e um esforço profundo na mudança da sua forma de agir dentro da empresa. Hoje vamos apresentar algumas formas de se aproximar da forma de liderança que inspira.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Melhore seu relacionamento com a equipe

Antes de inspirar sua equipe a buscar os melhores resultados, você precisa ser alguém por quem os colaboradores possuem respeito, escutam e consideram alguém confiável e próximo.

Para isso, passe a escutar mais o que sua equipe diz, quais são suas demandas e suas observações sobre o ambiente de trabalho e sobre os processos. Isto não quer dizer que você vá atender todas os pedidos, mas você se mostrará alguém que se importa com as opiniões, independentemente de onde venham.

Além de um bom ouvinte, você também precisa ser um líder que reconhece boas ações. Por isso você deve elogiar sempre que for necessário, e de forma sincera. Não adianta ser apenas o chefe “bonzinho”, mas sim apresentar confiança e orgulho da sua equipe.

Crie um espírito de time

Um apanhado de funcionários preocupados apenas em fazer a sua parte, chegar e sair na hora certa, pode até entregar um resultado, mas nunca será capaz de superar expectativas e buscar algo mais.

O líder inspirador precisa transformar sua equipe em um time, que busca chegar junto em um resultado comum. Um time “joga” junto para alcançar a “vitória” e, desta forma, todos se ajudam.

Um time tem o sentimento de dono, ou seja, entende que o resultado da empresa é o seu resultado. Isso motiva o colaborador a trabalhar cada vez melhor e com mais produtividade.

Estude

Ninguém vai se tornar um líder inspirador do dia para a noite. Tão pouco será uma inspiração para sempre. Por isso você precisa sempre se atualizar, buscar referências e estudar para se tornar um líder melhor.

Busque conhecimento em livros, artigos, ou até mesmo com outros empreendedores de sucesso, que conseguem inspirar suas equipes. Não tenha vergonha em admitir que precisa melhorar.

Seja disciplinador

Um grande problema quando o gestor passa a agir de forma mais próxima aos seus colaboradores é justamente esta proximidade ser confundida com uma abertura para agir da forma que quiser.

Ao estabelecer limites você consegue cativar seus funcionários e, ao mesmo tempo, sabe impor o que precisa ser feito, aí sim você consegue ser um bom líder, pois trata sua equipe com profissionalismo, e eles tendem a te tratar da mesma forma.

Seja o exemplo positivo

Como dito acima, um líder inspirador lidera pelo exemplo. Se você quer ver alguma atitude da sua equipe, seja o primeiro a agir de tal forma. Se você quer, por exemplo, pontualidade da sua equipe, seja o primeiro a chegar na empresa.

Lembre-se que você sempre será o exemplo para a sua equipe. Desta forma, ou este exemplo será positivo, ou será negativo. O comportamento dos colaboradores em muitas vezes será o espelho do seu.

Imovel Integrado