Como preparar sua empresa para a Black Friday 2019

A Black Friday, que nasceu nos Estados Unidos como uma “prévia” para Natal, ocorrendo no dia seguinte à Ação de Graças, já caiu nas graças do consumidor brasileiro. Muitas pessoas já se preparam e deixam para realizar grandes investimentos justamente nesta época, em busca de melhores preços.

Independente do ramo de atuação da sua empresa, a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para conquistar mais clientes e gerar mais negócios. Mas não basta apenas criar mais uma promoção, você deve se planejar. Hoje vamos dar algumas dicas para você aproveitar a data da melhor forma possível.



Caixa e precificação
Invista em divulgação
Identidade visual
Não tente iludir o cliente

Caixa e precificação

Como em qualquer nova ação de promoção, antes de tudo você precisa verificar como está a situação financeira da empresa, para que a iniciativa não acabe gerando prejuízo ao invés de lucro.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Analise criteriosamente o fluxo de caixa da sua empresa, todas as contas que estão por vir, para conseguir criar uma estratégia de preços e condições que consiga atrair uma boa quantidade de clientes, sem trazer riscos financeiros.

Invista em divulgação

A estratégia de promoção para a Black Friday pode ser a melhor possível, mas se seu cliente não fica sabendo, de nada adianta. E você pode ter certeza que seu concorrente sabe disso e, ele sim, investirá.

Esta é uma data única no ano e merece um pouco mais de atenção por parte da empresa. Como se trata de um curto período de divulgação, o investimento acaba sendo concentrado, o que potencializa os resultados, caso feito corretamente.

Utilizar estratégias de marketing digital é uma ótima maneira de investimento dos seus recursos de forma objetiva e racional. Com ferramentas como e-mail, Google e Facebook você pode direcionar suas campanhas para quem realmente é seu público-alvo.

Identidade visual

Já que a Black Friday é um momento único no comércio em geral, o visual utilizado deve refletir isto. Até porque já existe um padrão de cores e abordagens que caracteriza as ações desta data.

Tanto para as ações publicitárias como para a própria decoração do local de trabalho, tudo deve remeter à Black Friday, para deixar claro que você está realizando ações de desconto.

Desta forma, você pode abusar da cor preta, de anúncios agressivos para destacar as ofertas. Por melhor que seja o seu produto, e por mais que isto deva ser destacado, a Black Friday é um momento em que as pessoas levam o preço em consideração grande parte das vezes.

Mas lembre-se que você precisa se destacar da concorrência nesta divulgação, por isso utilize elementos que sejam únicos para a sua empresa e chamem mais atenção.

Não tente iludir o cliente

Quando a cultura da Black Friday chegou ao Brasil o que se observou em muitos casos foram estabelecimentos dos mais diversos tipos tentando enganar seus clientes, dando uma falsa sensação de economia.

Era muito comum ver preços sendo elevados um tempo antes, e na data em questão o desconto acabava resultando em valores próximos aos originais. Mas atualmente o consumidor brasileiro já está mais consciente e não aceita mais isto. Muitas pessoas, inclusive, monitoram preços e condições em datas anteriores para terem certeza que o que está sendo ofertado na Black Friday é realmente vantajoso.

Portanto, ofereça algo que realmente seja único. Se a empresa não tem condições, no momento, de ter um grande desconto ou algo do tipo, é melhor não participar da Black Friday do que tentar alguma manobra que iluda seu cliente.

Imóvel Integrado