Como lidar com infiltrações nos imóveis para locação?

Um imóvel pode ser perfeito aos olhos do locador, ter um piso de qualidade, banheiros com box em blindex e móveis pré moldados, cozinha iluminada e arejada e diversos outros atributos. Mas nada é tão custoso na negociação que infiltrações na propriedade

Sejam nas paredes, no teto ou até mesmo no piso, elas são dores de cabeça constantes na negociação dos imóveis. Para os proprietários e para os operadores imobiliários elas representam prejuízo. Já para os locatários, motivo de repulsa imediata em basicamente qualquer propriedade apresentada. E como lidar com elas em imóveis para locação? Confira agora nossas dicas:

1 – Identifique qual o motivo da infiltração

Geralmente causadas por defeito nos encanamentos, as infiltrações podem ter também origem por gotejamento de buracos em calhas ou também em falhas em telhados e coberturas.

Lembre-se de inspecionar com mais cuidado em imóveis condominiais e geminais, pois os vazamentos podem ter origem em defeitos nos imóveis anexos, de outros proprietários.

2 – Conhecido o motivo, acione o responsável

Caso a infiltração de um imóvel seja consequência de um defeito estrutural, o responsável pelo reparo é o proprietário, uma vez que o dano ocorreu de um desgaste natural do equipamento.

Contudo, se a infiltração foi ocasionada por mau uso do imóvel pelo locatário anterior, o responsável deve ser identificado para que arque com os reparos.

Agora se o imóvel tem uma infiltração gerada por defeito de um imóvel vizinho, o proprietário deste deve arcar com o reparo da obra, visto que se trata de uma negligência acumulada.

3 – Utilize a solução mais adequada para a infiltração

Como já dissemos, identificado o motivo e o responsável por arcar com a obra, o ideal é procurar a melhor solução para o problema não retornar. Cada defeito tem seu método específico de impermeabilização da superfície.

Lembre-se, um problema recorrente é muito pior para o mercado que um problema já resolvido. Além disso, ninguém quer que a infiltração alague a propriedade em caso de longos períodos de ausência, não é mesmo?

Agora que você já conta com nossas dicas sobre as infiltrações nos imóveis para locação, é hora de identificar e organizar na sua carta de imóveis quais são as propriedades com essas pendências. 

Para isso, é só utilizar o Imóvel Integrado, claro! Com ele, você insere esses lembretes no cadastro de cada propriedade e adianta o seu trabalho! Mas se ainda não conhece nosso programa, é só fazer o NOSSO TESTE GRÁTIS DE 7 DIAS e conferir tudo que ele tem para oferecer! Com o Imóvel Integrado é só sucesso!

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores