Como implementar a meritocracia de forma correta na sua empresa

Meritocracia é um termo em alta no momento. Cada vez mais o reconhecimento do trabalho vem sendo valorizado por funcionários e tem se tornado um fator decisivo na manutenção da equipe e do bom ambiente de trabalho.

A falta de reconhecimento é, hoje, um dos grandes motivos para a saída de funcionários das empresas, e empreendedores. Mesmo que o colaborador que não se sente reconhecido não abandone a equipe, seu trabalho acaba sendo prejudicado pela desmotivação, uma vez que, para ele, o resultado que ele entrega não importa para a empresa.

Na verdade, a meritocracia sempre existiu dentro das empresas. O que deve ser modificado e aperfeiçoado é o que se valoriza em uma equipe. Estes quesitos precisam estar alinhados com a busca por melhores resultados e alcance de metas. E é isso que vamos apresentar hoje.

Imovel Integrado

Valorize o resultado, não o esforço

É muito comum vermos nas empresas as pessoas (inclusive gerentes e proprietários) se vangloriando por terem trabalhado horas e horas sem parar, indo além do expediente, na busca pelo resultado.

Em um primeiro momento até parece plausível este reconhecimento, pois a pessoa demonstra estar realmente se dedicando para a empresa. Mas será que este resultado não poderia ser alcançado com mais eficiência?

O empreendedor precisa abrir os olhos para aqueles colaboradores que entregam ótimos resultados, mas de forma “silenciosa”, ou seja, encontram soluções menos trabalhosas, que demandam menos esforço, ou seja, que não precisam “se matar” de trabalhar para alcançar um objetivo.

Normalmente há um preconceito com este tipo de funcionário, pois o fato dele não alardear o seu esforço faz com que ele não seja notado. Além disso, a obtenção rápida de um resultado gera incerteza sobre a qualidade do trabalho, pois estamos acostumados com o primeiro tipo de colaborador, que tem grande esforço.

Crie metas desafiadoras

Como dito anteriormente, a meritocracia deve ser colocada em prática observando-se os resultados. E para saber se estes resultados são, ou não, satisfatórios você precisa criar indicadores de desempenho e metas a serem alcançadas.

Isto serve para deixar claro as “regras do jogo”. Todos devem sair do mesmo ponto de partida, para que haja justiça. E a linha de chegada é justamente a meta. Se ela for de fácil alcance, fica difícil saber quem se destacou.

Além disso, metas desafiadoras acabam aguçando nos colaboradores a vontade de buscar melhores soluções para alcança-las. Mas é preciso levar em conta a produtividade no momento de criar suas metas.

Seja justo

O empreendedor não pode, de forma alguma, favorecer um colaborador em detrimento de outro que teve melhor desempenho. Isso mina qualquer respeito que a equipe poderia ter com relação à empresa, além de desmotivar para o atingimento de metas.

É preciso ser justo no tratamento de todos para que fique claro que serão apenas os resultados obtidos que garantirão ao funcionário melhores condições no futuro, seja de promoção ou de premiação.

Prêmios e plano de cargos e salários

Se existe meritocracia, existe reconhecimento. E este pode vir de diferentes formas, seja com algum tipo de bônus ou premiação, seja com promoções a cargos mais altos. É isso que ajudará a motivar seu colaborador a trabalhar cada vez melhor.

Com relação à premiação, é necessário definir algo que realmente seja valorizado pelo colaborador. Isto vai variar de acordo com o perfil da sua equipe (gênero, idade, condição financeira, etc.). Um prêmio “simples” pode não criar a motivação esperada.

Já sobre o plano de cargos e salários, este precisa estar claro para toda a equipe. Todo mundo precisa saber onde está, onde pode chegar, e qual o caminho para este avanço. E, desde o recrutamento, você já pode captar pessoas que tem este desejo de buscar algo melhor, para que se encaixe no plano.

Feedbacks

Já ficou claro que a comunicação é essencial para que a meritocracia gere os resultados esperados. Por isso, todos devem saber se o que estão fazendo, e a forma que estão trabalhando, está de acordo com o que a empresa espera.

Forneça feedbacks constantes, tanto positivos quanto negativos. Os positivos são uma forma de parabenizar pelas ações, já os negativos devem ser construtivos, buscando sempre a melhoria contínua.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online