6 dicas sobre como ser um bom líder

6 dicas sobre como ser um bom líder

Existe uma grande diferença entre ser chefe de uma equipe e ser um verdadeiro líder. Tal diferença foi negligenciada por muito tempo, pois havia o entendimento de que as relações pessoais dentro de uma empresa não influenciavam na produtividade da mesma.

Atualmente este conceito vem se alterando e as empresas que são referência em resultados e produtividade já entenderam que não adianta apenas “mandar”, mas deve-se ter conhecimento de como liderar uma equipe e trazê-la para o caminho do sucesso. Hoje vamos mostrar algumas atitudes simples que você pode colocar em prática para melhorar o rendimento do seu time.

Curso Eletricidade Automotiva - Como Diagnosticar Defeitos Elétricos | Universidade NuvemDelegue

Os bons líderes se destacam por não precisarem estar constantemente cobrando resultados da sua equipe. Na verdade, eles delegam as funções referentes a cada setor, deixando claro o resultado final esperado. Neste caso, a ideia é deixar a equipe trabalhar com tranquilidade, da forma que achar melhor, em busca do resultado.

Mas, para isso, é necessário estabelecer metas relativas às tarefas, com prazo determinado e resultados esperados. Desta forma ficará bem claro para todos o que deve ser feito e a cobrança ao final do processo pode ser feita com mais embasamento.

Coerência

Algo que pode minar a confiança de uma equipe em um líder é a falta de coerência no tratamento com os colaboradores. O famoso “dois pesos e duas medidas” é inaceitável, pois um comportamento errado que não for devidamente repreendido pode ser visto com algo aceitável dentro da empresa. Caso outra pessoa também realize tal ato e, aí sim, haja repreensão, o líder perderá respeito da equipe.

Este problema se agrava quando há parentes ou amigos como funcionários. Dentro da empresa tais relações pessoais devem ser deixadas de lado, de forma que isso não prejudique qualquer tomada de decisão. Deve-se respeitar a hierarquia existente e deixar as relações pessoais para fora do ambiente de trabalho.

Humildade

Ser líder não significa ser uma pessoa melhor que as demais. Na verdade, os melhores exemplos de liderança se mostram em pé de igualdade com o restante da equipe, com relação ao dia a dia da empresa.

O bom líder não se aproveita da sua posição para ter vantagens, mas demonstra que segue as mesmas regras que os demais. Ele deve ser, por exemplo, o primeiro que chega e o último que sai. Também não deve exigir tratamento diferenciado.

Exemplo

O líder de uma empresa, ou um setor, sempre será exemplo de comportamento para sua equipe. Por isso deve ele não pode cobrar algo da equipe, mas agir de forma diferente do que foi exigido.

Além da humildade, dita anteriormente, questões como vestuário (incluindo uso de EPI), tratamento com outras pessoas, produtividade, entre outras, devem ser seguidas pelo líder da mesma forma que ele espera dos seus colaboradores. Quando isto não acontece, dá à equipe a impressão de que não precisa seguir regras, pois seu próprio líder não as segue.

Capacitação

Para liderar corretamente uma equipe, deve-se exigir da mesma apenas o que seus membros estão capacitados para executar. Por isso, se você deseja que seu time entregue novas soluções para a empresa ou para seus clientes, deve fornecer a eles o conhecimento necessário para isso.

Investir em treinamentos, capacitações e cursos faz de você um líder ainda melhor para seus colaboradores, pois eles também veem que estão sendo valorizados por você e pela empresa.

Desta forma, uma ótima solução neste caso são cursos online para sua equipe, como os oferecidos pela Universidade Nuvem. Dar aos seus colaboradores a oportunidade de aprender onde e quando acharem mais adequado otimiza o aprendizado, sem prejudicar o trabalho na empresa. Clique aqui para conhecer os cursos oferecidos pela Universidade Nuvem.

Feedback

Por fim, se você deseja ser um bom líder da sua equipe, deve saber emitir e receber críticas, sugestões, elogios, etc. A cultura do feedback dentro da empresa faz com que todos cresçam juntos, em busca de um resultado positivo.

Um feedback bem aplicado é aquele que aponta o que está bom, ou o que precisa ser melhorado, mas também oferece um caminho para se chegar em um ponto ainda melhor. Tudo isso sem expor o colaborador, nem constrange-lo.

Ao receber um feedback negativo a pessoa, seja ela líder ou funcionário, não pode levar a crítica como uma questão pessoal. Toda sugestão deve ser feita exclusivamente com o intuito de melhorar o ambiente, um processo ou um comportamento.

Com estes passos você pode se tornar um líder de sucesso dentro da sua empresa. Bom trabalho!

Como Montar e Administrar uma Imobiliária