Como Motivar sua Equipe de Trabalho

Vamos iniciar o texto de hoje com uma simples pergunta: quem é o primeiro cliente para quem você deve vender seu produto ou serviço? Se você respondeu que seria aquele com maior faturamento, ou então o que tem a melhor reputação no mercado, fique atento pois você pode estar esquecendo das pessoas que mais devem confiar no que você vende. São os seus clientes internos, sua equipe de trabalho.

Muitas vezes quando alguém resolve empreender e abrir seu próprio negócio, ou então assume um cargo de liderança em uma empresa, carrega consigo um ideal (ou um sonho) de oferecer o melhor para seus clientes, sempre focando na qualidade, no preço ou na solução de seus problemas. Porém tudo isso pode ir por água abaixo se quem trabalha ao seu lado não compartilha deste pensamento. Por isso vamos trazer hoje algumas dicas de como engajar seus colaboradores e formar um verdadeiro time.

Faça sua equipe conhecer o que vende

Entenda que é muito frustrante para um funcionário que ele apenas faça alguma tarefa sem saber para que serve ou qual o resultado do processo. Quando se é exposto ao colaborador o motivo pelo qual ele faz algo, o mesmo pode passar, mesmo que inconscientemente, a se sentir responsável pelo resultado final e tende a fazer melhor o seu trabalho.

Compartilhe metas e resultados

Grandes nomes da administração, como Vicente Falconi, entendem que as metas, para serem alcançadas, devem ser distribuídas dentro da equipe, em metas menores de acordo com a função de cada um (ou de cada grupo) na organização. Essa é outra forma de se fazer com que o colaborador se sinta parte de um todo. E como as metas são compartilhadas, os resultados também devem ser, tendo atingido o esperado ou não. A chamada “gestão a vista” incentiva a busca por maiores conquistas e auxilia para a meritocracia, ou seja, reconhecer de alguma forma quem realmente contribui para o crescimento da empresa.

Lembre-se de datas importantes

Pode parecer algo muito pequeno, mas quando a empresa mostra que lembra de datas como o aniversário do colaborador, isso se torna muito importante para ele. Na maioria das vezes os funcionários se enxergam apenas como mão-de-obra, mas gestos simples como este podem mudar esta imagem. Para isso é importante manter um banco de dados atualizados da sua equipe. Os softwares Oficina Integrada e Nuvem Gestor possuem cadastro completo de todos os colaboradores, incluindo a data de nascimento, o que auxilia muito nesta atividade. Clique aqui para conhecer mais sobre estas ferramentas.

Tenha a cultura do feedback

Para um funcionário é extremamente importante saber se seu trabalho está sendo desempenhado de forma correta, se ele está entregando o que a empresa espera dele. Para isso o feedback se torna fundamental. Mas é necessário entender que existem várias formas de se passar a um colaborador esta mensagem. Quando o que se quer relatar é algo negativo, como uma falha, isto deve ser feito individualmente e em local reservado, sem expor o funcionário. Por outro lado, se for feito um elogio, este pode ser em público, com o consentimento de tal colaborador. E além disso, deve-se incentivar o fluxo contrário deste feedback. Dê liberdade à equipe para opinar e criticar. Uma forma muito efetiva para isto é manter a famosa “caixinha de sugestões”, para que mesmo os funcionários mais tímidos tenham voz.

Com estas dicas esperamos que você tenha uma equipe cada vez mais engajada em buscar melhores resultados. E conte sempre com nosso apoio!

nuvem-gestor