Tudo que você precisa saber sobre Nota Fiscal Eletrônica

Sua empresa ainda emite Nota Fiscal em papel? Já passou da hora de mudar isso, não é mesmo? Confira tudo que você precisa saber sobre como emitir Nota Fiscal Eletrônica

As Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) são verdadeiros facilitadores em qualquer empresa. Não só pela praticidade, esse tipo de nota não precisa de impressão e nem armazenamento físico. Uma economia de tempo, espaço e recursos, como tinta e papel. Por ser algo recente, alguns microempreendedores estão com dúvidas sobre esse novo serviço. Por isso, preparamos um guia completo com tudo que você precisa, confira!

A NFe é um documento virtual, ou seja, emitido e armazenado no ambiente digital.  Seu principal objetivo é  documentar e armazenar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços. Portanto, ela controla apenas as transações comerciais entre pessoas jurídicas. De forma alguma,  a NFe substitui a Nota Fiscal do Consumidor ou o Cupom Fiscal.

Vale ressaltar que há 3 tipos de notas fiscais eletrônicas:

  • A NFe para substituir as notas fiscais de modelos 1 e 1A, nas operações de venda e prestação de serviço, referente à cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
  • A NFSe, Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, para substituir a Declaração de Serviço, documento solicitado pelo município, referente à cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço).
  • A CT-e, Conhecimento de Transporte Eletrônico, refere-se a documentação  para se fazer o transporte de carga.

Para emitir a NFe e a CTe é necessário uma autorização da Secretaria da Fazenda do Estado que a sua empresa está inserida. Após essa solicitação, você consegue um certificado digital para cada uma dessas habilitações. Já a NFSe é preciso entrar no portal de notas fiscais do seu município e solicitar uma licença para emissão.

Após conseguir essas documentações, é necessário contratar um sistema emissor de notas fiscais. É por meio desse software que você conseguirá emitir suas notas. Existem várias empresas que oferecem esse tipo de serviço, antes de contratar, avalie qual mais se encaixa com a realidade da sua empresa. Uma dica é testar esses softwares e notar qual possui o melhor suporte para suas demandas. Lembre-se de checar se o sistema é  cadastrado no SEFAZ do seu estado.

 

nuvem-gestor