O que é capital de giro e por que ele leva tantas microempresas à falência?

Você sabe o que é capital de giro? Fique atento a dica da Mundomídia para cuidar da saúde da sua empresa.

O capital de giro é uma incógnita para muitos microempreendedores. Alguns, não sabem o que é. Outros sabem, utilizam para impulsionar o seu negócio, porém, não sabem calcular. Esse tipo de capital tem a finalidade de oferecer um suporte para continuar algumas operações da empresa, como financiar as vendas a prazo dos clientes, manter estoques e pagar fornecedores.

O primeiro passo para calcular o capital de giro é definir os custos fixos de sua empresa. Por exemplo, o pagamento de funcionários, impostos, aluguel, água, luz e demais gastos. O segundo ponto é definir em quantas vendas são necessárias para pagar todas as despesas e gerar lucro para a empresa, ou seja, a receita.

O mistério no cálculo está ligado ao estoque, que requer uma atenção redobrada, pois, acaba se tornando um capital imobilizado dentro da empresa. O capital de giro perfeito é aquele que aguenta pelo menos seis meses de despesas fixas e de estoque até o negócio gerar lucro.

A fórmula para calculá-lo é somar o valor das contar a receber e o valor do estoque, subtraído pelas contas a pagar. Por exemplo, você precisa receber 30 mil reais de vendas em cartão de crédito e 10 mil reais de vendas a prazo em forma de cheques e promissórias. Seu estoque possui um valor de 15mil e suas despesas o valor de 10 mil. Portanto, o capital de giro do seu negócio é de 45 mil reais.

O erro de muitos microempreendedores é não deixarem esse dinheiro “girando” em seus caixas, ou seja, já recolhê-lo assim que gerar “lucro”. Portanto, o caixa acaba em déficit quando há muitas contas a receber ou o estoque está cheio. Para ter um excelente controle do capital de giro é preciso administrar bem o estoque e o valor das contas a receber. Os sistemas de gerenciamento on-line são excelente ferramentas para ajudar o empreendedor nesse tipo de
atividade. Esses softwares cadastram os produtos, permitem gerenciar a  entrada e saída do estoque e contas a receber. Tudo isso de maneira simples e automatizada. Eles ajudam a evitar erros, além de otimizarem o seu tempo.