Como acabar 2019 com as contas no azul

O final de mais um ano está se aproximando, e com ele chega também a preocupação em fechar as contas da empresa sem nenhuma dívida e, desta forma, começar bem o novo ciclo que está prestes a se iniciar.

Para aquelas empresas em que as contas ainda não estão fechando, pode parecer pouco tempo para se reestabelecer, mas ainda existem algumas ações a serem tomadas para melhorar a situação.

Se você quer acabar o ano no azul, ou pelo menos melhorar a situação para começar 2020 da melhor forma possível, fique de olho nas dicas que vamos apresentar hoje.

Renegocie dívidas
Cobre inadimplentes
Impulsione as vendas
Planeje 2020

Renegocie dívidas

O acúmulo de dívidas adquiridas ao longo do ano pode se tornar uma grande bola de neve nesta época de ano, por isto é importante parar por um momento e pensar em formas de começar a quitar as mesmas.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Uma forma de amenizar a situação é renegociar estas dívidas com quem está cobrando, uma vez que para ele também não é interessante que você postergue a situação e não pague o que se deve.

Para quem cobra pode ser mais interessante renegociar o valor devido e, assim, receber algo. Para isto você deve demonstrar que está disposto a quitar seu débito, mas que sua atual situação não permite pagar o montante total, além dos possíveis juros. A negociação varia a cada caso, mas o importante é propor algo.

Cobre inadimplentes

Da mesma forma que na dica anterior falamos sobre o pagamento de possíveis dívidas, você também precisa receber de quem está te devendo, pois este dinheiro vai fazer falta no fechamento das contas ao final do ano.

Assim, reforce a cobrança aos inadimplentes, utilizando todos os meios disponíveis (telefone, mensagens, etc.). Lembre-se que neste contato, não adianta apenas cobrar a dívida. Apresente alternativas ao pagamento, novas condições, melhores parcelamentos, entre outras estratégias que vão abrir caminho para que o devedor acabe te pagando

Impulsione as vendas

O final do ano é o melhor momento para quem deseja realizar campanhas e promoções visando o aumento das vendas. Há um clima favorável no ar, proporcionado por datas como a Black Friday e o Natal. Aproveitar esta situação pode injetar um dinheiro a mais no seu caixa e “salvar” o final de ano.

Mas é importante lembrar que promoções sem planejamento podem surtir justamente o efeito contrário e você deixará de faturar mais. Crie uma estratégia bem elaborada de ofertas, visando aumentar o lucro.

Planeje 2020

Encerrar 2019 com as contas no azul, ou próximo disso, é apenas o primeiro passo para iniciar o novo ano com uma situação financeira que permita novos investimentos, expansão e outras melhorias.

É extremamente necessário planejar 2020 para, primeiramente, não cometer os mesmos erros do ano anterior e, assim, tomar decisões acertadas.

Utilize as ferramentas de gestão da sua empresa para verificar o que aconteceu ao longo deste período. Analise, por exemplo, o fluxo de caixa da sua empresa nos últimos 12 meses, bem como as projeções de entradas e saídas na empresa para entender como você iniciará o ano e o que precisará ser feito. Já comece a planejar, também, suas estratégias para captação de novos clientes, bem como para a retenção dos que já estão em sua carteira. Estabeleça metas para toda a equipe e trabalhe a motivação para que 2020 seja um ano espetacular!

Plano MEI - Nuvem Gestor