4 motivos para você fechar seu caixa todos os dias

Nem sempre a correria da rotina em uma empresa permite que você tenha tempo para todas as atividades. Mas algumas delas são de extrema importância e não devem ser ignoradas. Uma delas é o fechamento do caixa.

Muitos empreendedores pecam neste momento e não entendem que isto não é apenas uma simples burocracia, mas sim algo que permitirá um planejamento financeiro muito melhor. O cenário piora quando se delega a função ao funcionário, que tem menos noção ainda desta importância. Mas hoje vamos apresentar alguns motivos pelos quais o seu caixa deve ser fechado todos os dias:


Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Evitar falhas

Quanto maior o controle sobre determinada informação, menor a chance de uma falha relacionada à mesma. Esta lógica vale também para as contas da sua empresa, e o porquê de se realizar o controle diário.

Ao se fechar o caixa, e consequentemente verificar as contas da empresa, todos os dias, diminui-se o risco de uma falha na gestão financeira. Isto porque, se há algo fora do esperado, rapidamente é detectado. Além disso, como não há acúmulo de contas, os valores envolvidos são mais baixos.

Não contar com a memória

Um erro muito comum nas empresas é “pular” um ou mais dias no fechamento de caixa e acumular as contas. Isto aumenta o risco de se esquecer de alguma conta, seja ela de receita ou despesa.

Pode ser que uma conta apenas não impacte tanto no seu controle financeiro, mas a repetição disso pode gerar um rombo considerável, e difícil de se explicar. Por isso confiar na memória é um erro para empreendedores, e o fechamento diário do caixa é a solução.

Combate ao retrabalho

Como foi dito no tópico anterior, é perigoso se esquecer de algumas contas quando se acumula vários dias sem o fechamento de caixa. Mas o rombo gerado por este esquecimento precisa ser resolvido, e é justamente isto que causa o retrabalho.

Quando a falha é detectada, se faz necessário descobrir o que causou o erro, e qual conta foi deixada para trás. Isto toma tempo de colaboradores que deveriam estar desempenhando outras funções mais relevantes, o que impacta na produtividade da empresa.

Reduzir prejuízos

Como você já deve ter percebido, o fechamento diário do caixa evita falhas no controle financeiro da sua empresa. Desta forma, você diminui as chances de se ter prejuízo com seu negócio.

Falhas constantes no monitoramento financeiro podem iludir o empreendedor, que não tem a real noção do quanto está recebendo e gastando. Isto pode levar a investimentos fora da hora, ou a contenções de gastos desnecessárias. Tudo isso impacta em seu lucro.

BÔNUS: Como fechar o seu caixa

Com os sistemas Oficina Integrada e Nuvem Gestor você consegue fechar o seu caixa sem complicações. Se você cadastrar todas as suas contas corretamente, este processo pode ser feito em poucos cliques.

Para realizar o fechamento de caixa você poderá acessar o menu Financeiro, clicar em Caixa e, posteriormente, no botão Fechar Caixa e Ok. O fechamento de caixa apresenta o saldo de abertura do caixa e o saldo final referente ao dia do fechamento.

Clique aqui e conheça mais sobre os sistemas de gestão 100% online.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online