Você sabe como fidelizar clientes?

O encantamento é uma propaganda e tanto para seu negócio

Você deve estar se perguntando o que fidelizar tem a ver com encantar. E a resposta não é muito difícil. Pergunte a si mesmo se você se tornaria mensalista em um restaurante todos os dias se não gostasse do ambiente ou sequer da comida oferecida no lugar. Você não gastaria seu dinheiro frequentemente com algo que não gosta, certo!? O mesmo pensamento tem o seu cliente. Se você tem um cliente fiel, certamente é porque ele gosta dos seus serviços, foi “encantado”. Quer saber como fazer isso acontecer? Segue uma lista com algumas dicas. Vamos por etapas:

Atendimento

O atendimento é um diferencial e tanto para uma empresa. É um serviço que outras empresas não podem simplesmente “copiar”. Quem trabalha nessa área precisa se atentar para as necessidades e vontades do cliente e não da empresa. Se o cliente procura por um serviço x, não adianta tentar vender o serviço y, por mais que o produto y seja mais vantajoso para a empresa. Se não for ouvido, o cliente perde o interesse e ainda pode falar mal da sua empresa para terceiros. Você provavelmente já entrou em alguma loja onde o vendedor quis te “empurrar” algum produto e isso provavelmente te irritou — então você entende a situação. Saber ouvir e ter tato com cada cliente em específico é muito importante.

Conhecer o cliente

Quando você sabe as preferências, hábitos, valores e pretensões do cliente, você consegue atendê-lo melhor. Afinal, assim você conseguirá oferecer para ele o que está dentro de sua necessidade, sua abordagem será melhor realizada e não estará sendo feita em vão. Com o tempo, você automaticamente criará uma intimidade com ele e ele com você, e isso gera mais confiança para as duas partes.

Satisfação

Preocupe-se com o bem-estar do cliente em relação ao serviço oferecido por você e sua empresa. É importante saber o que agrada e desagrada, ouvir sugestões que o cliente possa dar, estar pronto para resolver problemas com paciência e eficácia, ser transparente e um dos fatores mais importantes: saber ouvir. Se o cliente não entrar em contato para falar sobre essas questões, entre você em contato, demonstre que está interessado na sua satisfação! Essas ações fazem com que o cliente se sinta seguro e confie mais em sua empresa.

Promoções

Se a questão é agradar o cliente, nada melhor que uma promoção. Ainda mais para os clientes que são mais fiéis. Para os clientes já fidelizados, que são responsáveis por grande parte do lucro da empresa, vale fazer com que se sintam especiais: pode ser oferecendo descontos maiores em serviços ou até mesmo criando um clube fidelidade. E lembre-se sempre de monitorar a satisfação de seus clientes, mesmo os que já são fidelizados.

 

loja-virtual-up-lojas