Trabalha com moda? Você precisa segmentar o seu mercado!

Você sabe quem são os seus clientes e qual a experiência busca proporcionar a eles?

O mercado de moda hoje não é mais sobre vender. É sobre proporcionar ao seu cliente uma experiência única, oferecendo um estilo de vida. Com isso, a carta coringa de muitos empreendedores atualmente é dividir seu mercado em nichos.

Nicho de mercado é um conceito que está muito em alta. O método busca segmentar o seu negócio, dividi-lo em subgrupos para oferecer uma experiência mais satisfatória ao seu cliente.

Uma loja que não define seu público oferece várias peças de estilos diferentes, do PP ao EXG, para diferentes gostos. Isso acontece porque esses estabelecimentos tentam atingir TODAS as pessoas para conseguir pelo menos uma venda. Essas lojas acabam se tornando um arqueiro no nevoeiro: não sabem onde está o seu alvo e gastam um grande número de flechas, esforços, tentando atingi-lo.

loja-virtual-up-lojas

Mas se a loja tem bem definido quais clientes quer atingir, não precisará de muitos esforços porque enxerga o seu alvo. Se você decide segmentar sua loja para advogados, então vai vender ternos, gravatas e roupas mais formais. Aqueles que gostam do vestuário mais casual não são um cliente potencial, logo, menos uma flecha para atirar.

A segmentação também é benéfica para o cliente. Afinal, se aquela loja oferece o estilo de vida que ele vive, tudo que ele precisa estará lá. E assim, o cliente para de rodar igual uma “barata tonta” entre as lojas porque já sabe onde está o que precisa. Ele passa a frequentar o estabelecimento porque se identifica com os produtos.

Porém não se esqueça: o mercado da moda muda em alta velocidade. Por isso, é preciso que você mantenha-se atualizado o tempo todo. No mundo on-line são várias as opções de cursos que te mantém atualizado sem precisar sair de casa.

Definiu quem são seus clientes? Se você quiser segmentar mais ainda o seu mercado, pode oferecer a opção de loja virtual. Assim, você continua tendo um foco, apenas aumenta o número de pessoas que conseguirá atingir.

 

 

 

loja-virtual