Técnica de criatividade Da Vinci: Como aplicar na sua empresa

Conheça a técnica para resolver problemas da sua empresa de forma criativa

Um dos maiores mitos é acreditar que criatividade é coisa para artista, algo super diferente e inovador. Na verdade, criatividade é encontrar uma solução para um determinado problema. Todos somos criativos e o empreendedor precisa estimular sua criatividade para cada vez mais propor melhores soluções para os problemas que aparecem no dia a dia da empresa. Uma técnica muito interessante para estimular a criatividade é a técnica Da Vinci, proposta pelo professor de criatividade, Murilo Gun.

Esse método trabalha com dois princípios, o divergente e o convergente. Quando estamos diante de um problema, a primeira coisa que precisamos fazer é divergir, o famoso “pensar fora da caixa”. Precisamos anotar TODAS as possíveis ideias para a solução desse problema. Vale “viajar na maionese”, propor soluções irreais, impossíveis, nesse momento toda ideia é válida. Não preocupe-se aqui com qualidade, preocupe-se com quantidade. Quanto mais ideias você obter é melhor, mesmo que você acredite que elas não são apropriadas.

Nesse momento de divergir, procure anotar suas ideias de forma não linear. Saia das linhas e do computador, escreva em um papel, rabisque, faça círculos, escreva em volta. Esqueça o padrão das linhas e busque esparramar os seus pensamentos no papel.

Depois de divergir bastante e extravasar a criatividade, é hora de convergir. Ou seja, ler todas as opções que você escreveu, filtrar as mais pertinentes, juntar as que se complementam e identificar quais realmente podem solucionar o problema da forma que você precisa.

Essa técnica é bem simples e serve para qualquer tipo de problema. Através desse método, a chance de você propor soluções melhores é muito mais alta. Afinal, diferente dos computadores, não pensamos de forma linear, deixe essa linearidade para atividades operacionais. Os sistemas de gerenciamento on-line podem te ajudar em tarefas lineares como organizar os compromissos diários, semanais e mensais; mapear Ordens de Serviço com alertas aos funcionários e realização de orçamentos; controlar dados, finanças e estoque, além de emitir relatórios que ajudam a avaliar a situação de cada área da empresa.

 

Nuvemgestor