Prestador de serviço X Empregado: qual a diferença entre esses dois trabalhadores?

Um dos maiores passos que todo empreendedor pode dar quando está crescendo é a contratação de uma equipe de trabalho.

Sempre quando o negócio está se desenvolvendo e prosperando, é natural que seja necessário a contratação de mão de obra, para suprir a demanda de serviços ou produtos.

No mercado de trabalho temos diversos tipos de pessoas aptas a trabalhar, seja com vínculo empregatício pela CLT, autônomos e empresas que oferecem mão de obra para outras empresas.

E a diferença entre empregado e prestador de serviço, você já sabe?

Segundo os preceitos legais, empregado é todo trabalhador que efetua suas atividades com regularidade e subordinação, mediante pagamento e com dedicação à pessoa/empresa que presta serviço, sem possibilidade de substituição de sua força laboral por outra pessoa. 

Já o prestador de serviço é aquele que cumpre suas funções de trabalho sem ser regido por outra pessoa, sem vínculo empregatício e com controle de sua jornada de trabalho, podendo ser até mesmo substituído por outra pessoa, caso seja acordado entre as partes.

Agora que já conhece as diferenças entre esses entes, quais são as diferenças práticas entre ambos?

Se você é um empreendedor e que ter uma pessoa que cumprirá um horário específico de trabalho e que tenha carteira de trabalho assinada, você precisa de um empregado, que demandará o cumprimento de todas as normas regidas pela CLT, como recolhimento do FGTS, 13º salário e férias remuneradas.

Mas se você só precisa de uma atividade pontual, que será cumprida e finalizada sem maiores acompanhamentos, o ideal é que você opte pelo prestador de serviço, que pode ser uma pessoa física que trabalha em tal segmento ou um trabalhador fornecido por uma empresa terceirizada, que não criará vínculo empregatício e muito menos taxas e encargos extras.

Além da mão de obra para sua empresa crescer e ter sucesso no mercado de trabalho, você também precisa de um software de gestão de ponta, como o NUVEM GESTOR!

Independente do seu modelo de negócio, temos a plataforma certa para você fazer o seu controle de caixa, estoque e muito mais! Se ainda não utiliza, faça agora mesmo o nosso TESTE GRÁTIS DE 7 DIAS, assine o melhor plano para você e tenha ÓTIMAS VENDAS!

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online