Porquê inovar no ramo de manutenção de eletrodomésticos

Se você trabalha com manutenção de eletrodomésticos, fique atento. A manutenção do seu negócio também é importante, confira essas dicas!

Atualmente, vivemos em um mundo onde os consumidores estão mais informados. Qualquer tipo de informação, qualquer dúvida sobre o seu serviço, basta ele digitar no Google. A abundância de ofertas e dados é a principal característica do mundo super conectado. Isso torna os mercados mais próximos e competitivos.

Buscar inovação é primordial para se destacar, principalmente em setores como o de manutenção de eletrodomésticos. As pessoas pensam que esses estabelecimentos ficaram parados no tempo. Por isso, você precisa demonstrar atualidade e inovação para que o seu cliente se envolva com seu negócio.

Para buscar a inovação é preciso responder algumas perguntinhas, que parecem até óbvias, mas são elas e suas respostas que fazem total diferença na hora de montar estratégias inovadoras.

Para quem a empresa oferece valor?
Estamos falando de segmentação de clientes. Você precisa saber para quem ofertar os seus serviços e focar apenas nesse segmento. Defina se você fará conserto diretamente para pessoas ou se fará para empresas. Vale lembrar que todos são clientes, mas são públicos diferentes.

Qual é a oferta da empresa?
É preciso entender que você não oferece um serviço de conserto para o cliente e sim uma oportunidade de que ele continue com aquele item, além de não precisar comprar outro.

Como a empresa alcança o cliente?
Quais canais você utiliza para que o cliente encontre seus serviços? Você possui uma página no Facebook ou um site? Ou prefere fazer panfletagem? Qual canal você acredita que obtém mais retorno?

Qual é o relacionamento que a empresa constrói?
Você estabelece uma relação com o cliente? Não apenas durante a prestação de serviço, mas principalmente depois. Reter um cliente é sete vezes mais barato do que conseguir um novo. Portanto, busque manter uma relação pós-venda com seu cliente. As redes sociais são ótimas para isso.

Como a empresa faz dinheiro?
Quais são as fontes de receita da sua empresa? Você apenas presta serviços ou vende algumas peças reutilizadas?

Quais são as parcerias influentes?
Sua loja possui algum tipo de parceria? Por exemplo, ter uma parceria com um condomínio é muito viável. Você pode oferecer desconto aos moradores caso eles contratem apenas os seus serviços.

Quais são os custos dos negócios?
Quanto a sua empresa gasta com despesas, como aluguel, luz, água, funcionários? Você precisa avaliar quanto a sua empresa gasta, quanto você arrecada e qual o seu lucro.
Lembrando que misturar o seu dinheiro pessoal com o da sua empresa é um tiro no pé do seu negócio. Você precisa separar para ter uma noção da saúde financeira do seu estabelecimento.
Sistemas de gerenciamento on-line são ótimos otimizadores e podem te ajudar nessa questão. Além de controlarem muito bem o fluxo de caixa, você consegue emitir relatórios de entradas, saídas, contas a receber e pagar. É um tipo de inovação que trará muita otimização para sua empresa.

 

 

 

 

manutenção-eletrodoméstico