Oficina de manutenção de eletrodomésticos: o dono precisa fazer de tudo um pouco?

Criou-se o mito que o microempreendedor é um multitarefas. Só que essa crença só leva a dois caminhos: esgotamento do proprietário ou baixos resultados da empresa.

Muitos microempreendedores pensam que precisam fazer de tudo um pouco em sua loja. Na realidade das oficinas de manutenção de eletrodomésticos, não é diferente. Geralmente, o dono exerce várias tarefas no estabelecimento, desde questões operacionais às estratégicas. Alguns enxergam isso como uma vantagem, estar sempre ocupado com muitas tarefas a desempenhar. O problema é que esse excesso de trabalho possui dois caminhos: esgotamento do empreendedor ou baixos resultados da empresa.

São basicamente dois papéis que o dono do estabelecimento acredita dever exercer: o gerenciamento da empresa e a realização dos serviços. Só que essas ações andam juntas. O lado estratégico ajuda a resolver os problemas do lado operacional. Eles precisam estar em equilíbrio. Portanto, não adianta as questões funcionais estarem em alta, se o seu planejamento está nulo. Lembre-se um milhão multiplicado por 0 é 0.

Já que você não pode ser duas pessoas e trabalhar nos dois lados, é preciso escolher um. Essa dica pode parecer boba, justamente por isso é ignorada, causando a exaustão do proprietário. A solução também é simples, por isso não ignore: faça as tarefas que você tem prazer e é bom nelas, as demais, delegue para os outros colaboradores.
Você não deve e nem precisa ser bom em tudo. Se prefere as questões estratégicas, contrate funcionários capacitados e administre sua empresa. Se prefere as questões operacionais, delegue as funções gerenciais para alguém de confiança ou otimize utilizando um software de gerenciamento.

Esses sistemas são práticos e simples, ajudam o empreendedor a cuidar de questões financeiras, fluxo de caixa, controlar estoque, cadastrar fornecedores, clientes, além de emitir pedidos, orçamentos e ordens de serviços. Eles poupam o tempo gastos com questões administrativas para que o gestor tenha tempo para executar outras funções.
O importante é que você sinta-se satisfeito com o seu negócio e desfrute dos resultados conquistados por você e sua equipe. A sua saúde é tão importante quanto a da sua empresa.

 

 

 

 

manutenção-eletrodoméstico