Diga adeus ao papel

Se hoje o mundo é voltado para tecnologia, você não pode viver no século passado. Aprenda como automatizar e informatizar os processos da sua empresa.

Um assunto muito discutido atualmente é sobre automatização e informatização dos processos em uma empresa. Antigamente, a quantidade de papel gerada era algo insustentável. Essa nova era é voltada para questões ecológicas e também tecnológicas. Isso exige uma redução da produção de papel por parte das empresas. No começo pode ser difícil, mas se você adotar essas dicas, vai perceber o quanto é mais prático e organizado usar a tecnologia ao seu favor.

O problema do papel
O principal motivo para reduzir o consumo de papel são as questões ecológicas. O desmatamento é um problema real e grave, por isso, precisamos ter uma postura sustentável. Mas não só por esse motivo, utilizar papel é algo muito arriscado.
Você já anotou os dados de um cliente e perdeu? Já derramou café em uma ordem de serviço? Essas situações acontecem mais do que gostaríamos.
Utilizar papel é correr o risco de perder informações, já que qualquer coisa escrita pode ser perdida ou danificada. Além disso, as informações manuscritas também podem ser mal interpretadas, devido à grafia da letra.

Encontre um equilíbrio
Não estamos dizendo para não haver mais nenhuma folhinha de papel na sua empresa. O papel é importante pois ele confere legitimidade aos documentos. Portanto, quando for assinar um contrato, seja com colaboradores, clientes ou fornecedores, é preciso usar o papel. Assim como alvarás, documentos jurídicos e afins.
Esses casos são como 10% dos papéis que você utiliza no total. Os momentos que você pode substituir o papel por um meio eletrônico são: agendas, ordem de serviços, recibos e notas fiscais, pedidos, informações do cliente e muitos outros.

Substitua o papel por um sistema
Já notou que tudo evolui? Antes para pedir um táxi, ligávamos para uma central que ligava para um taxista. Hoje, conseguimos fazer tudo rapidamente por um aplicativo no celular.
Se o mundo está mudando a nossa volta, não podemos ficar parados, precisamos mudar junto. E assim é com o papel. Substituir o uso do papel por um sistema on-line é otimizar a sua empresa, oferecer inovação aos seus clientes e crescer cada vez mais.
Você pode adquirir um sistema pela internet mesmo. Com ele é possível gerar orçamentos, ordem de serviços e permite que o cliente visualize de onde estiver. Controlar estoque, fluxo de caixa, agenda tornam-se tarefas mais simples, que demandam menos tempo. Esse software, além de tornar a sua empresa mais sustentável, ajuda a gerenciar a sua empresa de uma forma que nenhum papel conseguiria.
Dúvida? Que tal conferir? Teste por uma semana um software de gerenciamento. Você não vai se arrepender.