Crie uma rotina de trabalho mais produtiva

Existem dias em que o horário que passamos dentro da empresa não são suficientes para lidar com todo o trabalho, mas como resolver esse problema?

Fazer horas extras e levar trabalho para casa não são boas alternativas. Você pode ficar sobrecarregado, frustrado, estressado e mais cansado. O que, consequentemente, irá atrapalhar o seu rendimento tanto profissional quanto pessoal. Porém, quando implantamos alguns hábitos à nossa rotina de trabalho, o resultado pode ser bem positivo, confira:

Organização de e-mails
Muitas empresas utilizam do e-mail como uma das principais ferramentas de comunicação. Sendo assim, é imprescindível gerenciá-los de forma organizada, principalmente para quem lida com fornecedores e clientes. Uma dica é criar pastas que te possibilitem melhor visualização, faça de modo que facilite o seu trabalho.

Flexibilidade
Ter uma agenda pode facilitar muito a sua vida: te ajuda na organização, a lembrar de tarefas importantes e cumprir com as mesmas. Porém é preciso se atentar ao fato de que imprevistos acontecem. É comum que as pessoas organizem suas agendas contando com todas as horas de trabalho, porém é preciso levar em consideração os imprevistos ou demandas fora de hora que podem ocorrer ao longo do dia. Portanto, sempre deixe uma parte em aberto para quando for o caso dos imprevistos.

Equilíbrio
Equilibre seus dias de trabalho para que você não precise fazer horas extras para acompanhar a demanda. Por exemplo: se na segunda-feira você tiver um dia cheio de reuniões ou de visitas aos fornecedores, deixe a terça-feira como um dia para ficar no escritório, pois, como empreendedor, você sabe que terá muitas tarefas pendentes do dia anterior.

Tempo no trabalho e tempo em casa
É sempre muito difícil equilibrar o pessoal e o profissional, parece que a mente não separa uma coisa da outra. Porém, você precisa do seu tempo off, longe do ambiente de trabalho, de corpo e de mente. Não deixe de aproveitar a vida pessoal para mandar um e-mail que pode esperar até o dia seguinte. Quando estiver na empresa, concentre-se em resolver os assuntos de lá, não atrapalhe o expediente resolvendo problemas pessoais – a não ser que ocorra um imprevisto, esse tipo de atitude não pode ser a regra. Se estiver em casa, esteja em casa por inteiro, a mesma coisa no trabalho.

Limpeza
O assunto limpeza vale tanto para o espaço físico quanto para o virtual. O ambiente de trabalho deve ser organizado e sem distrações, como tralhas ou arquivos que não são mais usados, por exemplo. A mesma coisa no seu  no seu computador, deixe-o sempre organizado para que você não perca horas procurando um arquivo, por exemplo. Isso faz com que o espaço se torne favorável para a produtividade da equipe.

Uma coisa de cada vez
Precisamos entender que não é possível resolver tudo de uma vez só. Portanto, não fique ansioso pensando em coisas futuras, pois acabará se esquecendo do que está acontecendo no presente, e aí, terá mais trabalho acumulado. Então, organize-se de acordo com a semana, lembrando de deixar espaços abertos para as questões que surgirem ao longo do caminho. Seja realista e cuide com carinho do seu planejamento.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar e deixe seu comentário com suas dicas!

nuvem-gestor