CPF irregular? Veja o passo a passo para regularizar seu cadastro e receber o auxílio emergencial

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento obrigatório para toda a população brasileira.

É com ele que você se registra na receita federal para realizar sua comprovação de renda, com um identificador de 11 algarismos aleatórios, cujo número único e imutável por pessoa, legitima a inscrição, até o fim da vida.

Nesse período que vivemos, o documento ganhou destaque, por ser obrigatório para receber qualquer tipo de auxílio emergencial. Contudo, para conseguir sacar a ajuda, o contribuinte deve estar em situação regular junto à Receita Federal.

Caso você esteja com irregularidades no documento, confira nossas dicas para regularizar o quanto antes a sua inscrição de pessoa física:

1 – Para consultar a situação do CPF pela internet, entre no site da Receita Federal, clique no ícone “CPF”, na página principal;

2 – Consulte a situação cadastral emitindo o “Comprovante de situação cadastral no CPF”;

3 – Depois, complete os dados do questionário de acesso, marque a caixa “não sou um robô” e verifique a situação do seu documento.

Caso conste alguma irregularidade, será aqui acusada. Sabendo do problema, agora passamos para a solução, também no site da receita:

1 – Para corrigir irregularidades no CPF pela internet, entre no site da Receita Federal, clique no ícone “CPF”, na página principal;

2 – Logo após, clique na caixa azul “Regularizar Cadastro CPF”, na parte superior do menu;

3 – A seguir, na página “Regularização CPF”, clique em “Pela internet, se o CPF estiver na situação cadastral “suspensa”, que fica no quadro “Onde fazer o pedido de regularização”;

4 – Para finalizar, preencha os dados do formulário “Pedido de Regularização de CPF”, confirme seus dados de moradia e pessoais e envie.

Assim você conseguirá atualizar e regularizar seu CPF. Agora, caso isso não ocorra, você deve mandar um email para solicitar diretamente à Receita Federal, de acordo com o seu estado!