Como vencer a concorrência com grandes empresas

A vida de pequenos empreendedores não é nada fácil. A todo momento surgem novos concorrentes de porte consideravelmente superior e ameaçam a existência destas empresas de diversas formas.

Realmente a concorrência é difícil, pois o grande porte destas empresas proporciona a elas oferecer uma série de comodidades e outros itens aos clientes que empresas menores tem mais dificuldade em ofertar.

Porém, há o caminho contrário. Muitas situações só conseguem ser proporcionadas por empresas de pequeno porte, por conta de uma série de fatores. Hoje vamos apresentar como você pode aproveitar esta situação e vencer a concorrência com grandes empresas.

Proximidade
Flexibilidade
Tradição e confiança
Oportunidades

Proximidade

Quando a empresa é de menor porte, uma das vantagens é justamente o fato dela ser mais próxima dos seus clientes. A menor quantidade de funcionários, até mesmo o menor espaço físico, possibilita uma relação mais estreita com a empresa.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Esta proximidade possibilita uma série de ações que causam bem-estar nos clientes e, por consequência, os fidelizam. Entre elas está o tratamento mais personalizado. Não quer dizer apenas tratar pelo nome, mas saber um pouco mais sobre a vida do cliente, tornando o atendimento mais pessoal.

Também é possível conhecer o cliente mais a fundo para entender a melhor forma de oferecer um produto ou serviço, como enviar uma oferta, entre outras formas de contato que uma grande empresa teria muita dificuldade, dado o afastamento do cliente final.

Flexibilidade

Empresas de grande porte normalmente tem processos muito bem definidos e isto causa uma certa rigidez no tratamento de diversas situações. Os empreendimentos menores, por sua vez, podem fugir desta situação.

Obviamente é necessário ter uma padronização nos processos, mas quando se trata de uma pequena empresa, fica mais fácil encontrar uma solução alternativa em casos muito específicos.

Isto é muito comum quando se deseja oferecer um desconto ou uma forma de pagamento diferenciada. Em situações assim você pode apresentar condições especiais para aquele cliente específico, visando não perder a venda.

Tradição e confiança

É muito comum que o público em geral tenha medo do que é novo e prefira continuar fiel àquelas empresas que já estão acostumados. Esta pode ser uma enorme vantagem para você perante os grandes concorrentes.

Para isso invista na manutenção da qualidade do produto ou serviço que você fornece a fim de não abrir brecha para que seu cliente busque esta qualidade em uma nova opção no mercado.

Manter um cliente em sua base é muito mais barato do que conquistar um novo e, da mesma forma, para o cliente é um esforço muito maior ter que trocar de empresa do que se manter com aquela em que se confia.

Oportunidades

Mesmo com todos os itens acima, a competição ainda é difícil, então a última dica é justamente aproveitar cada oportunidade que surgir para se colocar à frente destes concorrentes.

Aproveite cada erro cometido por eles, cada situação que desagradou um cliente, para se mostrar como uma opção melhor nestas situações.

E lembre-se que este concorrente também aproveitará suas falhas, então cuide para que todo o processo da sua empresa siga o caminho correto e que você entregue o melhor ao seu cliente.

Plano MEI - Nuvem Gestor