Como ter uma empresa sem papel?

O debate sobre a sustentabilidade só cresce no mundo dos negócios.

Antes falava-se em “crescimento econômico” depois “crescimento sustentável”, e evoluiu para “sustentabilidade”. A ideia do conceito é que o crescimento econômico deve ocorrer pensando no futuro das próximas gerações.

É quase impossível não usar papel no mundo organizacional, por isso ele acaba sendo um dos vilões quando se trata de sustentabilidade. Mesmo assim, a papelada dentro das empresas não está sendo reduzida. Mas por que? A burocracia aparece como a principal culpada, apontada por muitos. Principalmente no Brasil, a necessidade de vários documentos para executar qualquer tarefa contribui para que a papelada só aumente.

Antigamente era comum ver salas inteiras destinadas apenas para arquivos. E hoje em dia isso ainda acontece em algumas instituições. Portanto, quando você adere por práticas sustentáveis na sua empresa, você valoriza a sua imagem perante os clientes, sabe por quê?

Negócio sustentável = Empreendedor de sucesso

Se na sua empresa você usa rios de papel, saiba que você pode melhorar isso e ainda ganhar se tornar amigo do planeta. Os papéis ocupam muito espaço dentro da empresa, e a sua produção é feita com a destruição da natureza. O papel reciclável foi criado como uma alternativa para reduzir o desmatamento, mas essas alternativas acabam perdendo a força. A melhor alternativa é informatizar os processos. E se você acha que contratar um serviço de software é um privilégio das grandes empresas, saiba que não é mais assim.

A popularização da tecnologia fez com que os avanços tecnológicos fossem acessíveis a todo tipo de negócio: micro, pequeno e grande. Sendo assim, hoje em dia existem softwares de gestão de documentos que são feitos pensando na sua empresa.

Os empreendedores sempre estiveram associados à inovação. São pessoas que enfrentam os riscos e aproveitam as oportunidades. Por isso, estão sempre atentos às novas tecnologias que surgem no mercado, e querem ser os primeiros a adotá-las.

Empreendedor de sucesso = aliado da tecnologia

Se você sente que os seus processos estão desorganizados, que falta tempo para organizar tudo, mas acaba deixando isso para outro momento porque precisa direcionar todos os esforços para o seu foco, que é melhorar as vendas… Uma boa notícia: existe uma forma de conseguir as duas coisas. A tecnologia é sua aliada, afinal, ela foi feita para facilitar o seu dia a dia. Por isso você pode resolver isso com um software! Softwares de gestão de documentos controlam tudo para a sua empresa, desde os estoques, os pagamentos, e permitem a emissão de notas fiscais eletrônicas e boletos. Além de emitir relatórios diários para você acompanhar tudo o que acontece com o seu negócio sem ter que perder tempo com organizações de documentos.

Para dar fim de vez na papelada, você só precisa de acesso à internet. Tudo vai ficar mais prático em sua rotina e você terá mais tempo para desenvolver outros assuntos. Ou seja, você terá mais flexibilidade. Sua atuação será mais estratégica e menos operacional.

Quando você automatizar essas tarefas, a eficiência dos processos surgirá naturalmente. Onde você estiver, poderá acessar todos os seus controles, já que tudo funciona online.

Esse é o melhor caminho para alcançar a sustentabilidade do seu negócio. Se você não conhece ninguém que adotou essa causa, seja o pioneiro!  Afinal, você é um empreendedor!

Compartilhe esse post para incentivar seus amigos!

nuvem-gestor