Como se preparar para a Black Friday

Como se preparar para a Black Friday

Já faz algum tempo que a cultura americana de se oferecer descontos fora do normal, na sexta-feira após o feriado local de Ação de Graças, chegou com tudo ao mercado Brasileiro. É a famosa Black Friday.

Em 2018 a Black Friday ocorrerá no dia 23 de novembro. Em anos anteriores esta data representou um significativo aumento de vendas e negociações, já se tornando tão importante quanto outras celebrações, como Natal, Dia das Mães/dos Pais ou Dia dos Namorados.

Além do comércio varejista, empresas ou profissionais autônomos que prestam serviços também podem utilizar a Black Friday como forma de impulsionar seu faturamento. Para isto, basta se atentar a alguns pontos que favorecem a sua campanha e te levam mais próximo ao sucesso!

Curso Facebook Universidade Nuvem

Não iluda seu cliente

Quando se iniciou a cultura da Black Friday no Brasil, muitos empreendedores entenderam que poderiam iludir seus clientes aumentando o valor dos seus produtos e serviços um período antes da data específica, e então oferecendo um bom desconto em percentual, que na verdade traria o preço para os valores normais.

Esta prática desleal acabou criando termos na população como “Black Fraude” ou “tudo pela metade do dobro”. Atualmente os clientes já estão mais atentos e, inclusive, já contam com mecanismos de monitoramento de preço antes da Black Friday, evitando que sejam enganados.

Desta forma, ofereça descontos ou promoções reais aos seus clientes, sem tentar enganá-los. Além de ganhar em credibilidade com os mesmos, aumentando as chances de sucesso em negociações, você também fica seguro contra processos por propaganda enganosa.

Ofereça algo realmente interessante

Um erro muito comum nesta época é oferecer descontos ou promoções relacionadas a produtos e serviços que não atraem a atenção do seu cliente. Se o mesmo não via valor anteriormente, não necessariamente um preço mais baixo, ou um brinde, irá fazê-lo mudar de opinião.

Para chamar a atenção do seu público-alvo e, verdadeiramente, surpreendê-lo, ofereça descontos ou faça promoções envolvendo os carros-chefes do seu negócio, de forma a atrair mais contatos e, inclusive, gerar outros negócios.

Seja visto

De nada adianta preparar uma ótima ação para seus clientes, se eles não ficarem sabendo o que você está preparando. A Black Friday é uma data onde empreendedores investem muito em imagem e publicidade, logo, você não pode ficar para trás.

Na sua empresa, invista em uma decoração que remeta à Black Friday e deixe claro ao público qual a ação que você está preparando. Utilize a cor preta em balões, faixas e cartazes, além de destacar a promoção da data.

Já para a publicidade, reserve um orçamento para investir nesta data e se destacar. Utilize o marketing digital em plataformas como o Facebook Ads ou Google Ads para atingir o público de forma mais segmentada, fazendo com que o retorno sobre o investimento seja maior. Lembre-se de também destacar a cor preta, o termo Black Friday e a promoção que você está oferecendo, com todas as condições que possam existir.

Prepare-se para a demanda

É muito frustrante para um cliente quando ele cria a expectativa por uma promoção oferecida e, ao tentar realizar a compra ou contratar o serviço, isso não ser possível porque a empresa não terá condições de atende-lo.

Para ser bem-sucedido na Black Friday, seu negócio precisa estar preparado para o aumento de demanda que as promoções trarão. Seja por questões de estoque (quando for o caso), seja por pessoal para atendimento. Por isso é preciso se preparar com antecedência.

Entenda as finanças do negócio

Participar da Black Friday apenas como forma de marketing, sem saber se está preparado para arcar com os descontos e as promoções, pode ser um “tiro no pé”, gerando dívidas.

Antes de decidir qual será a ação nesta data, estude como está a situação financeira do seu negócio, quais contas você ainda terá para pagar e a receber, como está seu fluxo de caixa, entre outras informações.

Se você utiliza sistemas como o Oficina Integrada, Imóvel Integrado ou Nuvem Gestor, você pode acessar a estes relatórios e realizar a análise financeira do seu negócio de forma rápida e prática. Clique aqui para conhecer os sistemas.

Agora que você já viu nossas dicas, prepare-se para aumentar seu faturamento na Black Friday! Bom trabalho!

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online