Como posicionar sua empresa no mercado

Como posicionar sua empresa no mercado

O posicionamento de mercado de uma empresa é um assunto muito delicado. Um erro no momento de criar suas estratégias para atingir seus clientes pode fazer com que você invista um valor relativamente alto e que nunca retornará ao seu caixa na forma de faturamento. Por isso vamos mostrar hoje algumas técnicas para minimizar estas falhas e fazer com que seu investimento seja certeiro.

Pratique o autoconhecimento

Antes de tudo você precisa saber o que sua empresa tem a apresentar ao mercado. Você precisa conhecer muito bem seus pontos fortes e fracos para criar a estratégia certa e se destacar perante seus concorrentes. É importante que essa análise seja feita da forma mais honesta possível, ou seja, tenha em mente que, por melhor que seja seu produto ou serviço, é provável que você tenha um concorrente que ofereça algo melhor.

Nesta análise você deve levar em conta seu ramo de atuação, a qualidade do que você oferece ao cliente, qual o valor cobrado, qual a sua estrutura, quantos clientes você tem, onde estão tais clientes, entre outros quesitos. Tudo isso te dará o diagnóstico inicial do seu negócio, que servirá de base para todo o resto.

Conheça seu cliente

Agora que você já sabe o que sua empresa tem a oferecer, e quais os recursos para isso, você deve saber muito bem quem são seus clientes, quais as suas características, desejos, o que ele valoriza em negócios como o seu, etc. Para isso, uma boa ação é criar a chamada persona do seu cliente.

Persona nada mais é do que a personificação de todos os seus clientes em uma só imagem. Para formar tal imagem você precisa de informações quantitativas como gênero dos clientes, idade, renda, composição familiar, histórico de compra, tempo de casa, localização, e outros diversos pontos que você entender como relevantes. Caso sua empresa tenha uma gama muito grande de clientes, com características muito distintas, é possível criar mais de uma persona. Mas tenha em mente que, quanto maior a quantidade, mais você perderá o foco para o posicionamento de mercado.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Invista na divulgação

Conhecendo a fundo sua empresa e seus clientes você já conseguirá realizar uma divulgação do seu negócio com um foco muito mais preciso. Existem diversas formas de chegar ao cliente e você precisa saber quais chegarão a ele de forma mais rápida com o mesmo investimento. Otimizar os custos com divulgação é uma tarefa árdua e que demanda um certo tempo de aprendizado.

Em geral os meios de divulgação online, que estão em alta no momento, são os que permitem um maior foco no direcionamento. Em ferramentas como o Google AdWords e o Facebook Ads você pode utilizar todo o trabalho realizado na criação da(s) sua(s) persona(s) e direcionar sua publicidade. Porém, se ao estudar seu cliente você perceber que os mesmos ainda dão muito valor à divulgação offline, reserve parte do seu investimento para ela. Estamos falando de outdoor, anúncios em jornais e revistas, televisão, rádio, etc.

Esteja aberto a novidades

Um erro muito comum é que empreendedores se prendam a antigas convicções e procedimentos que há alguns anos geravam resultados com tranquilidade, mas que atualmente estão defasadas. O mundo vem mudando em uma frequência cada vez maior e as empresas que não acompanham as tendências acabam ficando defasadas. Por isso, seu negócio precisa se adaptar e renovar na medida do possível, mas sem comprometer o funcionamento normal dos serviços.

Seja on-line

Como dito acima, os meios de divulgação on-line vem se mostrando muito efetivos para o posicionamento de empresas no mercado. A cada dia as pessoas estão passando mais tempo conectadas, principalmente em smartphones. Por isso, quando sua empresa está presente neste meio, a chance de você ser visto é muito maior.

Além disso, quando toda a sua gestão está integrada ao seu site, além de você estar on-line, garante que todas as informações disponibilizadas sejam as mais atualizadas possíveis. Você consegue isso, e muito mais, utilizando sistemas como o Imóvel Integrado, Nuvem Gestor ou Oficina Integrada. Clique aqui para conhecer.

A Mundomidia está sempre ao seu lado para te ajudar no que for preciso!

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores