Como montar um plano de ação para sua Empresa de Limpeza Profissional

Precisa melhorar algum processo na sua empresa? A Mundomídia trouxe uma ferramenta para aplicar em qualquer área da sua empresa, confira!

Quando falamos em planos de ação estamos nos referindo a traçar estratégias, objetivos e metas para alcançar algum resultado em nosso negócio. Traçamos essas questões para obtermos mais clientes, mais vendas, mais lucro e crescimento da empresa. Existem vários métodos que nos ajudam nessas questões administrativas.

A ferramenta 5W2H surgiu na gestão da qualidade e visa mais eficiência e desempenho nos processos da empresa. Esse método acredita que toda ação é influenciada por sete cenários e que para elaborar um plano para modificar essa situação, é preciso responder às sete questões:

O que?
O que deve ser feito para mudar essa situação na sua empresa? Por exemplo: você quer aumentar suas vendas, ou seja, fechar mais contratos.  Portanto, o que você deve medir são as propostas comerciais que você oferta aos seus clientes.

Por que?
Por que esta ação deve ser realizada? Qual o objetivo? No nosso exemplo anterior, o porque seria que você estruturou melhor a sua empresa em comparação ao ano passado. Por isso, quer aumentar em 30% as vendas em relação àquele período.

Quem?
Quem são os responsáveis pela ação? Nesse caso, o gerente comercial da sua empresa. Caso não exista esse cargo, será o principal administrador.

Onde?
Em quais meios a ação deve ser executada? Com base no exemplo, a ação será executada no setor de vendas da empresa.

Quando?
Em que condição e época a ação deve ser realizada? Fica a critério do empresário. Em geral, é interessante datas que demandam muito do seu serviço. Por exemplo, maio é considerado o mês das noivas, muitos casamentos são realizados neste mês. É interessante que por volta de outubro você impulsione seus anúncios para que os noivos contratem o serviço de limpeza da sua empresa.

Como?
Qual método será utilizado para realizar a ação? Ainda pelo exemplo, deve-se calcular o percentual de negócios fechados sobre o total de propostas comerciais emitidas no período investigado.

Quanto?
Qual será o custo da ação? Isso vai de acordo com o orçamento da sua empresa e o quanto está disposto em investir para alavancar as suas vendas.

Tudo em um negócio é questão de criar estratégias, ponderar e investir. Investir não só dinheiro, mas tempo. Por isso, grande parte dos administradores utilizam sistemas de gerenciamento on-line para gerenciarem suas empresas. Com essa ferramenta, conseguem otimizar o tempo para focar mais em ações estratégicas ao invés das operacionais.
Vale ressaltar que esses sistemas emitem relatórios de vendas, financeiro e estoque, que proporcionam uma visão mais fiel do seu mercado e empresa.

 

 

 

 

software-